Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Laxantes: indicações, tipos e cuidados

O que são laxantes ?
Os laxantes são preparações usadas para encorajar a eliminação das fezes. Eles geralmente são usados para tratar a constipação. Certos laxantes salinos, estimulantes e lubrificantes são usados para evacuar o cólon para exame retal e dos intestinos.
 
Intestino preso. Não há dúvida. Laxante nele. Esse tipo de atitude pode até ser um alívio naquelas horas insuportáveis, mas é bom saber que pode gerar sérios problemas no futuro
 
"O intestino preso é uma coisa extremamente frequente. Falando em parâmetros normais, podemos dizer que se uma pessoa vai até três vezes ao dia ao banheiro é normal. E se ela passa até três dias sem ir ao banheiro também é normal. Mas se este limite de três dias é ultrapassado, aí já podemos considerar como um problema intestinal", explica o médico Wilson Gogolevsky.
 
"As pessoas começam a usar laxantes sem prescrição como uma tentativa de regularizar o intestino. Geralmente compram estes famosos que aparecem na televisão", observa. O primeiro malefício deste uso constante é que estes medicamentos "viciam", pois fazem cada vez menos efeito e o indivíduo tem que apelar para um mais forte que o anterior.
 
Sem falar no fato de que eles irritam a mucosa do intestino grosso, fazendo com que este secrete mais água do que o normal. É por isso que as fezes amolecem e a pessoa consegue ir ao banheiro. Na hora isso pode até ser bom, mas dentro do organismo as coisas não vão muito bem.
 
"Esses laxantes "queimam" o intestino, causando irritação. Desta forma ocorre uma alteração na flora intestinal e a mucosa que protege o intestino vai ficando "careca", ou seja, a espessura dela diminui", alerta o especialista. Outro prejuízo é o "alisamento" do intestino grosso. Ele é formado por estruturas chamadas haustrações, como se fossem pequenas dobrinhas que ajudam a moldar as fezes e facilitam as contrações intestinais para que sejam eliminadas.

Tipos de laxantes
Há vários tipos de laxantes. Alguns combinam mais de um tipo de ingrediente ativo para produzir uma combinação de efeitos. Laxantes podem ser administrados de forma oral ou em supositórios.

Alguns tipos de laxantes incluem:

* Agentes produtores de volume fecal, os quais incluem fibras alimentares. Esses laxantes devem ser tomados com bastante água.

* Surfactantes fazem com que água e gorduras penetrem nas fazes tornando-as mais fáceis de movimentar.

* Lubrificantes e emolientes, os quais fazem as fezes ficarem mais escorregadias.

* Agentes hidratantes fazem o intestino reter mais água, amolecendo as fezes.

* Laxantes salinos atraem e retêm água no lúmen intestinal amolecendo as fezes.

* Agentes hiperosmóticos funcionam pelo efeito osmótico, o qual retém água no cólon.

Com o uso excessivo de laxantes, estas haustrações vão sumindo e a o intestino grosso sente uma maior dificuldade para funcionar. Além, disso é como se ele aumentasse de tamanho, pois as "dobrinhas" foram "alisadas". Assim, o caminho para as fezes saírem fica ainda mais longo.
 
Casos indicados
Os laxantes só devem ser usados para casos de constipação (prisão de ventre) crônica. A maior parte das pessoas com prisão de ventre moderada não precisa tomar laxantes. Deve-se evitar a automedicação com laxantes.

Apesar de várias pessoas poderem ter alívio com a utilização de laxantes, geralmente precisam aumentar a dose com o tempo uma vez que a eficácia diminui com o uso repetido. Conseqüentemente, o uso indiscriminado de laxantes poderia ocasionar constipação. "Têm pessoas que tomam laxante para emagrecer. Isso é ilusão. O que acontece é apenas uma perda maior de água. Outras acham que devem tomar de vez em quando para fazer uma limpeza no organismo. É outro erro", destaca. "Muitos pensam que algumas plantas, como cáscara sagrada, salamargo, seni, etc, não fazem mal. Mas elas também podem gerar um efeito nocivo quando ingeridas em excesso", ressalta.
 
"O ideal seria ir ao médico primeiro. O que pode ajudar o intestino são os formadores de massa fecal. Quer dizer, as fibras. A maior parte é vendida em forma de um pozinho para dissolver na água", diz. E aí vai uma dica. Ao dissolver a fibra é preciso tomá-la logo em seguida para não perder o efeito. E a pessoa deve beber muita água, se não ela pode funcionar justamente de forma contrária, prendendo ainda mais as fezes.
 
"Para fazer com que o intestino volte a ter um funcionamento normal existem medicamentos específicos. Em casos graves, onde as haustrações diminuíram exageradamente é preciso até mesmo retirar um pedaço do intestino grosso cirurgicamente para que as fezes sejam eliminadas de forma mais rápida", conta.
 
"Uma boa alimentação com fibras, muita água e atividade física ajudam muito", lembra. "É bom estabelecer um horário para ir ao banheiro todos os dias. Tentar educar o intestino", aconselha.

Apesar de várias pessoas poderem ter alívio com a utilização de laxantes, geralmente precisam aumentar a dose com o tempo uma vez que a eficácia diminui com o uso repetido. Conseqüentemente, o uso indiscriminado de laxantes poderia ocasionar constipação.

Cuidados com o uso de laxantes
O uso de laxantes é muitas vezes abusado por pessoas com bulimia e anorexia que querem emagrecer. O uso indiscriminado de laxante é muito sério, já que pode ocasionar problemas como paralisia intestinal, síndrome do intestino irritável, pancreatite, entre outros.

Gazeta Digital , Copacabana Runners

Nenhum comentário:

Postar um comentário