Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Vaporização vaginal traz riscos à saúde, alerta médico

Gwyneth Paltrow afirmou que a vaporização vaginal “limpa o útero e regula os hormônios”; médico diverge da declaração
Rachel Murray/Getty Images:Gwyneth Paltrow afirmou
que a vaporização vaginal “limpa o útero e regula os
 hormônios”; médico diverge da declaração
Técnica conquistou a atriz Gwyneth Paltrow, mas especialistas divergem sobre a eficácia e os benefícios do procedimento

É só uma personalidade famosa aderir a um procedimento que, quase que instantaneamente, ele se populariza ou, pelo menos, atiça a curiosidade do público.
 
Dessa vez, o assunto é controverso: a atriz americana Gwyneth Paltrow declarou que é adepta da técnica de vaporização vaginal, em que a mulher senta em uma espécie de minitrono com ervas fumegantes sendo projetadas para cima juntamente com raios infravermelhos. No caso da atriz, a erva usada é a Artemísia. Segundo ela, o procedimento “limpa o útero e regula os hormônios”.
 
O ginecologista Paulo Gallo, diretor-médico do Vida, Centro de Fertilidade da Rede D’Or, rebate a afirmação: “Bobagem. Isso não tem absolutamente nenhum embasamento científico”.
 
Além de regular os hormônios, essa terapia inusitada promete também regular a menstruação e aumentar a fertilidade. Gallo explica que as promessas não têm fundamento. “Só vai esquentar a vagina ou deixar um cheiro diferente”, diz.
 
O médico explica que o útero não precisa de limpeza. “Ele descama mensalmente, o endométrio se renova para preparar o útero para receber um embrião. Com ou sem ervas, isso vai acontecer”, conta.
 
“Além disso, o vapor só chegará até a vagina. Não vai conseguir passar pelo colo do útero, que é uma cavidade virtual e só existe se for expandida sob pressão”.
 
Gallo explica ainda que as causas da infertilidade são muitas e não há um produto, natural ou artificial, específico capaz de resolver todo o problema. “Pode ser por problemas tubários, como obstrução da trompa, problemas hormonais que prejudicam a ovulação, fatores anatômicos, miomas, endometriose. As razões que causam a infertilidade são diversas”, explica.
 
Risco x benefício
O diretor-médico do Vida alerta que essa prática pode trazer riscos à saúde. “Pode prejudicar, em vez de ajudar”, diz ele. A razão? Uma possível alteração no pH vaginal. “A vagina tem bactérias que a protegem, os lactobacilos vaginalis. Eles produzem um pH adequado que combate o crescimento de outras bactérias”, explica o médico.
 
“O vapor das ervas pode até alterar a flora vaginal e deixa-la à mercê de bactérias”, conta.
 
Já o ginecologista Alfonso, membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), vê algum aproveitamento ao menos no relaxamento causado pela “sauna” íntima.
 
“Alguns banhos relaxantes podem ajudar a reduzir o stress, e assim auxiliar em uma melhor ovulação e consequente fertilidade. A vulva, que é a parte externa da vagina, merece os mesmos cuidados dermatológicos que a mão ou rosto, por exemplo. Uma vulva bonita reflete uma mulher saudável e atraente”, completa.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário