Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Refrigerante e álcool em excesso podem prejudicar saúde dos ossos

Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Bebidas aumentam a eliminação de cálcio do organismo
 
Consumir refrigerante e bebidas alcoólicas em excesso pode fazer mal também para a saúde dos ossos. Segundo a nutricionista Barbara Santarosa Emo Peters, membro Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, a cafeína, presente nas bebidas à base de cola, e o álcool levam ao aumento da eliminação de cálcio pelo urina, nutriente fundamental para o esqueleto.
 
— Além disso, os dois tipos de bebidas possuem fósforo, mineral que inibe a absorção e aumenta a eliminação do cálcio pelo organismo, o que afeta ainda mais a saúde dos ossos — afirma.
 
Segundo Barbara, evitar a perda de cálcio é fundamental, pois o nutriente é o principal elemento na composição dos ossos. A falta dele no organismo pode ocasionar diversos problemas como raquitismo, osteoporose, espasmos nervosos e musculares.
 
— Além do álcool e da cafeína, há outros fatores que podem provocar perda de cálcio, como a alta ingestão de sódio, o uso de nicotina e o sedentarismo — alerta a nutricionista.
 
Ao se dissolver na corrente sanguínea, o sódio — presente no sal —, passa pelos rins e, em seguida, é eliminado por meio da urina, levando consigo uma grande quantidade de cálcio. Por isso, a recomendação é não consumir mais do que 2g da substância por dia.
 
— Já a nicotina compromete a absorção de cálcio nos ossos, ao inibir a produção dos chamados osteoblastos, células responsáveis pela produção dos componentes orgânicos da matriz óssea — acrescenta Bárbara.
 
O sedentarismo também afeta a saúde dos ossos, pois a prática de atividades físicas ajuda na retenção de cálcio e no fortalecimento do esqueleto.
 
— Além de optar por bebidas mais saudáveis, também precisamos substituir o excesso de comida processada por alimentos naturais, reduzir a ingestão de sal e não deixar de fazer exercícios — aconselha a nutricionista.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário