Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de abril de 2015

Qualidade do relacionamento afeta a pressão arterial, aponta pesquisa

Foto: Shutterstock / Divulgação
Segundo cientistas, maridos são mais influenciados pelo estresse de suas parceiras
 
Pesquisa publicada nesta terça-feira pelo Journals of Gerontology analisou a ligação existente entre estresse crônico e a qualidade no relacionamento, e concluiu que os efeitos de ambos podem afetar diretamente a pressão arterial. Após observar o comportamento de casais e levar em consideração o resultado de uma relação a longo prazo, o estudo afirma que mesmo quando o apenas uma das partes do casal está estressada os dois indivíduos da relação são atingidos pelo estresse.
 
Pesquisadores também afirmam que o estresse das mulheres exerce significante influência na pressão arterial de seus maridos, principalmente quando o relacionamento passa por fases mais difíceis.
 
Além disso, o estudo alerta para a importância de se avaliar um casal como um todo, por exemplo, quando o casamento deve passar por uma análise. Ao observar os efeitos de um relacionamento ruim para saúde do casal, os pesquisadores descobriram que os resultados não foram concluídos a partir da análise da personalidade de cada indivíduo mas, sim, após ser examinada a relação e o comportamento entre os dois membros da relação.
 
— Esses resultados mostraram que os efeitos do estresse e da má qualidade de um relacionamento são sentidos pelas duas partes do casal — disse Kira S. Birditt, uma das autoras do estudo.
 
De acordo com Kira, os maridos foram mais sensíveis com o estresse de suas parceiras do que o contrário. Os cientistas especulam que esse resultado é consequência da dependência de alguns maridos em relação ao apoio que suas esposas oferecem. Tal apoio não é recebido por eles quando suas mulheres passam por fases de estresse.
 
— A fisiologia de uma pessoa está ligada não apenas às experiências individuais dele ou dela, mas às experiências e percepções do casal — diz Kira.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário