Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 4 de abril de 2015

Região de 220 mil pessoas em SP tem falta crônica de remédios em postos de saúde

UBS Parque São Rafael é uma das unidades onde falta de medicamentos é gritante
Anderson Passos/iG São Paulo: UBS Parque São Rafael é
uma das unidades onde falta de medicamentos é gritante
Problemas na região de São Mateus, zona leste da cidade, são persistentes desde o começo do ano
 
Embora o problema seja tratado como pontual pela Prefeitura de São Paulo, que afirma regularizar os estoques de medicamentos a cada 15 dias nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, a região de São Mateus, na zona leste, convive com a falta crônica de medicamentos.
 
A reportagem do iG fez duas visitas ao local onde vivem aproximadamente 220 mil pessoas. A mais recente ocorreu nesta quarta-feira (2) e a anterior ocorreu no dia 4 de março.
 
Na primeira unidade visitada, a UBS Jardim Colonial, estavam em falta Albendazol (mastigável 400mg), Carbonato de Cálcio (500mg), Cefalexina (comprimido 500mg), Cloridato de Clindamicina; Dimenidrinato + Cloridato de Piridoxina (Vitamina B6) - solução oral gotas 25mg/ml, Metformina 500mg; Cloridato de Metrocopramida (comprimido 10mg)Cloridato de Piridoxina (comprimido 40mg), Risperidona (comprimido 2mg) e Sertralina (comprimido 50mg).
 
Na UBS Parque São Rafael também estavam em falta Albendazol (mastigável 400mg), Albendazol (suspensão oral 40mg), Carbonato de Cálcio (500mg), Cetoconazol (creme 20mg/g 2% bisnaga, Cefalexina (comprimido 500mg), Cloridato de Clindamicina; Dimenidrinato + Cloridato de Piridoxina (Vitamina B6) - solução oral gotas 25mg/ml, Cloridato de Metrocopramida (comprimido 10mg)Cloridato de Piridoxina (comprimido 40mg), Risperidona e Sertralina (comprimido 50mg).
 
"A Risperidona chegou há três dias", informou uma servidora sob anonimato. O estoque era de 600 comprimidos. Mas como esse medicamento é de uso contínuo por pacientes psiquiátricos, ele esgota rápido porque o paciente precisa do estoque para um mês de uso", explicou.

Também visitada nesta quarta-feira, a UBS Jardim 9 de Julho não tinha em estoque Carbonato de Cálcio (500mg), Cefalexina (comprimido 500mg), Cloridato de Clindamicina, Dimenidrinato + Cloridato de Piridoxina (Vitamina B6) - solução oral gotas 25mg/ml, Metformina 500mg; Cloridato de Metrocopramida (comprimido 10mg), Risperidona (comprimido 2mg) e Sertralina (comprimido 50mg)
 
Na UBS São Mateus I, os funcionários se recusaram a informar se havia ou não falta de remédios. Em março passado, não foi diferente. Na primeira visita, a usuária Diva Maria Ferreira, de 57 anos, relatou que não encontrou Metoclopramida (conhecido como Plasil, empregado no combate a náuseas e vômitos) e Escopolamina (conhecido como Buscopan e que trata cólicas e úlceras). Ouviu da atendente que não havia previsão para a reposição.

Já na UBS do Parque São Rafael, houve a informação de que os estoques foram atualizados na segunda-feira (9), mas que ainda persistia a falta de alguns medicamentos como Albendazol - comprimido mastigável 400mg, Cefalexina - comprimido 500mg, Clindamicina cloridato - cápsula 300mg, Dimenidrinato, Piridoxina, cloridato (vit B6) - solução oral gostas 25mg/ml + 5mg/ml frasco, Hidrocorotiazida - comprimido 25mg, Hipoclorito de Sódio - solução 2,5% de cloro ativo (25mg/ml) frasco, Metoclopramida, cloridato comprimido 10mg, Risperidona - comprimido 2mg e Sertralina - comprimido 50mg.
 
Lista
Segundo relatório produzido pelo Conselho Gestor de Supervisão de São Mateus e apresentado no último dia 4 de março, a falta dos medicamentos na região era classificada como "permanente". Na época, constavam da lista:
  • Albendazol - comprimido mastigável 400mg
  • Albendazol - suspensão oral 40mg
  • Carbonato de Cálcio - comprimido 500mg
  • Cefalexina - comprimido 500mg
  • Cetoconazol - creme 20mg/g (2%) bisnaga
  • Clindamicina cloridato - cápsula 300mg
  • Clonezapam - comprimido 2mg
  • Dimenidrinato - solução oral gotas 25mg/ml
  • Piridoxina, cloridato (vit B6) - 5mg/ml frasco
  • Hidroclorotiazida - comprimido 25mg
  • Hipoclorito de Sódio - solução 2,5% de cloro ativo (25mg/ml) frasco
  • Metformina 500mg - cloridato (Vit B6) comprimigo 40mg
  • Metoclopramida, cloridato comprimido 10mg
  • Piridoxina - cloridato (vit B6) comprimido 40mg
  • Risperidona - comprimido 2mg
  • Sertralina - comprimido 50mg
Os remédios
O Albendazol - comprimido mastigável 400mg - e Albendazol - suspensão oral 40mg - são medicamentos utilizados para o combate de infecções intestinais. Já o Carbonato de Cálcio é usado no combate e prevenção a osteoporose. Cefalexina é um antibiótico que combate infecções como amigdalite, sinusite, faringite e otite.
 
A pomada Cetoconazol é recomendada no combate a infecções do órgão reprodutor feminino, assim como o antibiótico Clindamicina. O Clonazepam, popularmente conhecido como Rivotril, é um medicamento ansiolítico da família dos benzodiazepíricos.
 
Dimenidrinato e o Cloridato de Piridoxina são usados para prevenir náuseas e vômitos em gestantes, enquanto a Enoxaparina Sódica combate tromboses que podem ocorrer após cirurgias.
 
A Hidroclorotiazida é um diurético recomendado a pacientes que sofrem de hipertensão, enquanto o Hipoclorito de Sódio é aplicado como anti-séptico. O Metformina é sugerido para controlar o açúcar no sangue de pacientes diabéticos do tipo 2. Metoclopramida, também conhecido pelo nome de Plasil, combate distúrbios estomacais e da flora intestinal.
 
A Piridoxina ou Vitamina B6 combate a anemia e Risperidona é recomendada a pacientes psiquiátricos na prevenção de surtos psicóticos. Por fim, a Sertralina é sugerida para pacientes depressivos.
 
Palavra da Prefeitura
A Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi consultada para se posicionar sobre o assunto tanto os problemas de estoque da rede verificados em março quando os que ocorrem agora. No entanto, até o fechamento desta, ainda não havia se manifestado.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário