Anemia parece uma doença banal, mas não é. Ela pode debilitar uma pessoa e, se não tratada a tempo, levar a problemas sérios no coração; veja sintomas da doença abaixo
Muitas pessoas acreditam que a anemia é uma doença de menor importância. Mas não deveriam. Ela pode debilitar uma pessoa e causar problemas sérios no coração, se não tratada corretamente. Tudo isso por falta de ferro, vitaminas ou ácido fólico. Além disso, ela nunca vem sozinha: há sempre uma causa para a doença acontecer. O câncer é uma das doenças que provoca anemia, por exemplo.
A anemia consiste em ter uma baixa de hemoglobina, uma célula do sangue que carrega oxigênio. Sem elas, não há oxigenação adequada dos tecidos do corpo e aí surgem os problemas.
“A anemia nunca é causa de alguma coisa, mas consequência”, explica o hepatologista e gastroenterologista do Hospital Beneficência Portuguesa, Rogério Alves.
Ele conta que assim que se descobre que um paciente está com anemia é necessário investigar as causas por trás da doença. “Pode ter um tumor no trato gastrointestinal, esôfago ou intestino, a pessoa pode estar perdendo ferro por aí, ou até mesmo uma verminose”, conta.
Além disso, há a causada por carência de ferro, de ácido fólico, vitamina B12 e menstruação excessiva, explica Rogério. Conhecendo melhor o problema, é possível direcionar o tratamento.
Alves explica ainda que a gama de doenças que causam anemia é grande. “Leucemias, doenças autoimunes, linfomas, doenças hereditárias, entre outras”, diz.
No caso de mulheres jovens, a menstruação excessiva é, mais comumente, uma das causas de anemia ferropriva, aquela causada por carência de ferro.
“Quando o fluxo é muito intenso, a mulher perde muito sangue e pode ter anemia imediatamente ou esperar alguns meses para ter”, explica a hematologista do Hospital 9 de Julho, Barbara Mirayama.
“Nesse caso é preciso entrar com suplementação de ferro ou suspender a menstruação”, conta.
Barbara conta que a anemia não tratada causas problemas importantes, como uma condição grave no coração causada pela piora do nível de hemoglobina, a que transporta oxigênio para todas as partes do corpo. “O coração tem que fazer tanto esforço que pode ir à falência, levar água para o pulmão. Nesse caso, é preciso fazer uma transfusão de sangue de emergência”, conta ela.
Mais comum
Felizmente, a anemia mais comum é a justamente a ferropriva, que pode ser revertida com acompanhamento médico e evitada por meio de uma boa alimentação. “Se a pessoa comer carne, verduras de cor verde escura e feijão, ela consegue a quantidade de ferro necessária para o dia”, conta a hematologista Barbara Mirayama.
O ferro é absorvido no estômago e no início do intestino, conta Rogério Alves. A hematologista explica que a vitamina C ajuda o ferro ser absorvido. “Sempre que for comer algum alimento com ferro, ingira antes vitamina C, como limão ou laranja”, diz ela. Se a refeição for acompanhada por refrigerante à base de cola, todo o esforço foi em vão, pois essa bebida diminui a absorção de ferro.
Além disso, o café e chá preto estão na lista negra daqueles que querem evitar a doença.
Os vegetarianos, por não consumirem carne – o ferro mais bem absorvido é o da carne – precisam estar atentos para os vegetais ricos no nutriente e manter uma dieta constante para que não haja carência. Descuidos podem fazer com que a hemoglobina caia e cause todos os sintomas de anemia.
Veja 9 sinais da anemia:
- Parte interna dos olhos (conjuntiva) muito branca
- Palidez
- Palma das mãos muito brancas
- Cansaço
- Fadiga
- Vontade de comer arroz cru
- Vontade de comer terra
- Perda de cabelo
- Desânimo
iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário