Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 21 de maio de 2015

Aplicativo lembra rostos para quem tem Alzheimer

Programa usa câmera de celular para identificar pessoas, informando ao paciente seus nomes e graus de parentesco
 
Rio - Um aplicativo lançado recentemente ajuda portadores de Alzheimer a reconhecer parentes ou amigos. Chamado de Memory Recaller, o programa funciona através da câmera do celular, que identifica a pessoa à frente do usuário através de mecanismo de reconhecimento facial, e avisa ao paciente o nome dela e seu grau de proximidade.
 
É possível deixar o celular em um bolso frontal da camisa, para que capte a imagem de quem estiver perto, e usar um fone para ouvir a identificação. O aplicativo, da Samsung, também tem uma seção que permite ao paciente marcar atividades feitas, para evitar repeti-las sem motivo. O Alzheimer causa a perda progressiva de várias habilidades, inclusive da memória.
 
“Parece interessante e útil”, avalia o geriatra Tarso Lameri Mosci, presidente da seção Rio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. O médico destaca que o próprio uso do celular é um estímulo. “É um desafio cognitivo”, diz.
 
Ressaltando que a eficácia vai depender de cada paciente, Tarso aposta que o aplicativo pode evoluir para mecanismos de reconhecimento mais avançados, como de objetos ou trajetos. “É possível imaginar mil usos”, comemora.
 
O geriatra explica que, como o Alzheimer é uma doença multifatorial (ou seja, não tem causa específica), a prevenção é realizada de diversas maneiras. Entre elas, fazer atividade física, manter a mente ocupada e controlar índices como colesterol, glicose e pressão. O principal fator de risco, no entanto, é a idade. “A partir de 65 anos, a incidência vai dobrando a cada cinco anos. Perto de 90 anos chega a 30% da população”, destaca Tarso. A incidência também é maior entre mulheres, e em alguns casos tem fator genético. Apesar de reconhecer avanços na compreensão do Alzheimer, o geriatra explica que não há cura. “Ainda não temos tratamentos eficazes”, lamenta.

O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário