Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de maio de 2015

Impressora 3D fabrica prótese de traqueia e salva a vida de três crianças

Prótese de traqueia cresce e se adapta ao corpo com o passar do tempo
Leisa Thompson/UMHS via Reuters
Prótese de traqueia cresce e se adapta ao
 corpo com o passar do tempo
Kaiba, Garret e Ian tinham apenas 2 anos quando uma impressora 3D salvou suas vidas
 
Os pequenos nasceram com uma rara e grave anomalia nas vias respiratórias. Para salvá-los, tiveram que abrir suas traqueias e lhes enfiar um tubo pelo qual podiam respirar graças a um ventilador mecânico. Três anos depois, os meninos já estão em casa. Tudo graças a uma tala impressa que cresceu com eles até que seus brônquios reduzidos fossem fortes o suficiente.
 
Com um programa de desenho por computador, a fabricação por impressão em camadas oferece a possibilidade de personalizar quase qualquer coisa, um aspecto que a torna muito interessante para a medicina. Mas com as crianças há um problema: elas crescem muito depressa. Para elas, são necessários objetos que possam mudar com o tempo e adaptar-se a seu crescimento. É a quarta dimensão, ou impressão em 4D.
 
Com esse enfoque, um grupo de especialistas americanos liderados pelo professor de otorrinolaringologia pediátrica da Universidade de Michigan Glenn Green esteve testando implantes com biomateriais feitos com uma impressora 3D. Escolheram um poliéster que se degrada com o passar do tempo. Os pesquisadores o testaram em ratos e porcos.
 
Green e seus colegas conseguiram que a Agência do Medicamento dos EUA autorizasse os testes em crianças. Elas haviam nascido com traqueobroncomalácia, uma anomalia que fecha os brônquios cada vez que respiram. Escolheram três cuja vida corria maior perigo. Fizeram-lhes uma traqueostomia -- a colocação de um tubo no pescoço para respirar com ventiladores artificiais.
 
"Mesmo assim, sofriam constantes episódios que exigiam manobras de ressuscitação", acrescenta Green, que, assim como seus colegas, quis investir seu dinheiro para comprovar a eficácia da impressão 4D para tratar crianças doentes.
 
Kaiba tinha só 3 meses quando lhe fizeram o implante. Como os outros dois, não saía da UTI desde que nasceu. O que os pesquisadores fizeram foi escanear sua traqueia para ter uma imagem em três dimensões do problema. Com essa informação, puderam desenhar a tala com as dimensões necessárias para seu caso.
 
A degradação do material usado ao longo do tempo é ideal para crianças com traqueobroncomalácia.
 
O risco desaparece na medida em que a criança cresce. A partir dos 3 anos, os brônquios recuperam a força e são capazes de fazer seu trabalho sozinhos. Assim, trata-se somente de aguentar esse tempo.
 
O problema é que, como explicam na revista "Science Translational Medicine", não há dados sobre o ritmo de crescimento dos brônquios em crianças de tão pouca idade. Por isso precisavam de um material que crescesse com elas. E é outra propriedade da tala que imprimiram. Preso com sutura às paredes externas de cada brônquio, o material seguiu a chamada lei quadrático-cúbica, adaptando sua forma e ampliando seu volume na medida em que as vias respiratórias cresciam.
 
Com três semanas de implante, Kaiba livrou-se do ventilador e pôde voltar para casa. Durante uma série de revisões, os médicos comprovaram que o poliéster primeiro crescia com os brônquios para depois ir desaparecendo. Hoje com 3 anos e meio, Kaiba superou a doença.
 
O desenho digital e a impressão em 4D de biomateriais é questão de dias. É o caso de Garret, que tinha apenas 16 meses quando recebeu o implante. Tinha os dois brônquios afetados, por isso precisou de duas talas. "Nós nos reunimos numa quarta-feira, modificamos o programa e criamos o desenho na quinta e imprimimos na sexta", explica o professor de engenharia biomédica da Universidade de Michigan e responsável pela criação do implante, Scott Hollister.
 
Com Kaiba tendo cumprido seu sonho de ver pessoalmente Mickey Mouse, com Garret, o caso mais complicado, que só precisa se ligar ao ventilador quando vai para a cama, ou mesmo com o pequeno Ian, que acaba de completar um ano após o implante, os pesquisadores acreditam que sua história pode ser só o princípio de algo maior.
 
El País / UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário