Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de junho de 2015

Empresa desenvolve dispositivo para ajudar pacientes com AVC

Foto: Reprodução Tecnalia
Foto: Reprodução Tecnalia
Dispositivo de estimulação elétrica funcional que permitirá melhorar a reabilitação do movimento de braços e pernas dos pacientes que tenham sofrido um acidente vascular cerebral ou outras doenças neuromusculares
 
O grupo tecnológico espanhol Tecnalia apresentou nesta quarta-feira um dispositivo de estimulação elétrica funcional que permitirá melhorar a reabilitação do movimento de braços e pernas dos pacientes que tenham sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) ou outras doenças neuromusculares.
 
O aparelho desenvolvido às pernas chegará ao mercado ainda neste ano, já o destinado aos braços deverá ser lançado em 2016. De acordo com Miguel Retolaza, promotor da empresa, o sistema, o único com essas características e patenteado, já conta com os primeiros pedidos vindos dos Estados Unidos e na Suíça.
 
O equipamento consiste em um pequeno aparelho que se ajusta ao calçado, ao joelho ou ao antebraço, fácil ser camuflado com a roupa, sem fio e de colocação baseada na eletroestimulação funcional.
 
O objetivo é que o “pé caído”, como é conhecida a forma de andar de pessoas que passaram por um AVC e arrastam as extremidades inferiores, possa ser recuperado mais rapidamente.
 
Segundo Retolaza, o dispositivo funcionará em regime de aluguel para que o cliente não se veja obrigado a abonar o tratamento por conta do custo total do produto, quando na realidade o utiliza unicamente no período de reabilitação. No entanto, terá a opção de compra para os que queiram o dispositivo de forma permanente porque o dano ao cérebro é tão grave que não se podem recuperar.
 
A previsão é de que sejam fabricadas 2 mil unidades em cinco anos, embora o potencial seja “muito superior” já que na Europa existem 2,3 milhões de pessoas com a mobilidade das pernas reduzidas por causa de AVCs, lembrou Retolaza.
 
Veja abaixo o vídeo que mostra o equipamento em operação (em inglês)
 

 EFE Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário