Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de julho de 2015

Antes de operar, saiba mais sobre seu cirurgião

Por
 
Medir a performance dos profissionais de saúde e, com isso, identificar aspectos a serem melhorados para todos os lados, gerar transparência dos resultados da instituição, compartilhá-los com a população a fim de auxiliar a decisão de onde e com quem se tratar. Com base nisso, criar maneiras de estimular o desempenho dos profissionais, podendo até estabelecer remuneração diferenciada. Se as instituições perseguissem metas como essas, o caminho para o estabelecimento da confiança estaria sendo consolidado.
 
Há iniciativas no Brasil, mas o que impera nas relações entre os players ainda é a desconfiança e a tentativa de encontrar culpados. Entretanto, uma notícia nos EUA me chamou a atenção, demostrando um avanço neste sentido. A corporação norte-americana sem fins lucrativos ProPublica anunciou um serviço, em parceria com o Medicare, que mede a performance de cirurgiões em oito procedimentos eletivos.
 
Conduzido por especialistas, a ferramenta faz os cálculos considerando índices de mortalidade, de complicações, assim como as condições de saúde dos pacientes, a idade e a qualidade do hospital.
 
Apesar de muitos hospitais serem considerados bons nos EUA, a ProPublica tem encontrado grandes variações na performance dos cirurgiões. Quase metade dos hospitais analisados obtiveram desempenhos abaixo do esperado, com altos índices de complicações.
 
• 16.827 cirurgiões foram analisados em 3.575 hospitais

• 63.173 pacientes do Medicare foram readmitidos com complicações entre 2009 e 2013

• 3.405 pacientes do Medicare morreram durante a o período de internação para a cirurgia, também entre 2009 e 2013

• O sistema de seguros de saúde Medicare pagou $645.3 milhões para os hospitais por essas readmissões
 
Os procedimentos selecionados foram os mais comuns, aqueles realizados mais de mil vezes por dia, e em geral sem incidentes. Foram contemplados os procedimentos programados com antecedência e excluídos os pacientes provenientes de emergências, assim como de procedimentos particulares ou pagos por convênios médicos.
 
São eles:

01. Substituição de joelho
Substituição do joelho doente (articulação) por um artificial
 
02. Substituição de quadril
 
03. Remoção da vesícula biliar | Laparoscopia
Remoção da vesícula biliar por meio de procedimento minimamente invasivo
 
04. Fusão da Espinha Lombar / posterior
A fusão de duas ou mais vértebras da parte inferior das costas (coluna vertebral), realizada na parte de trás da coluna vertebral
 
05. Fusão da Espinha Lombar / coluna anterior
A fusão de duas ou mais vértebras da parte inferior das costas (coluna vertebral), realizada na parte frontal da coluna vertebral
 
06. Ressecção da próstata
Ressecção e remoção de uma porção da próstata através da uretra
 
07. Remoção da próstata
Remoção de toda a glândula da próstata através do método aberto, ou laparoscópica ou robótico
 
08. Fusão da Espinhal Cervical (pescoço)
Fusão de duas ou mais vértebras do pescoço, com dispositivos ortopédicos para mantê-los no lugar
 
Saúde Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário