Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de julho de 2015

Comprimido promete reduzir a fome, veja opinião de especialistas

Nutricionista e nutróloga tiram as dúvidas sobre o uso do picolinato de cromo

Com a promessa de reduzir a fome, inibir o desejo de doce e eliminar a gordura abdominal, as pílulas de picolinato de cromo vêm sendo vendidas livremente em farmácias, lojas de suplementos, sites e até em academias. Mas será que a propaganda corresponde à realidade? “O cromo é um mineral que aumenta a saciedade e ajuda a controlar a ingestão de comida”, afirma a nutricionista Mariana Catta-Preta.

A redução do apetite ocorre porque o cromo equilibra o nível da insulina e proporciona um maior aproveitamento da energia dos carboidratos. Ele está presente em alimentos variados, como peixes, aveia, gérmen de trigo, castanhas, ovos, beterraba, batatas e aves e não é produzido pelo organismo. Considerada um suplemento vitamínico e mineral pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sua versão em comprimidos pode ser comercializada sem receita médica desde que os teores de cromo atendam a portaria sobre o tema.

No entanto, é necessário recomendar aos consumidores que consultem um nutricionista ou nutrólogo para avaliar a necessidade de tomar o suplemento e ter orientações sobre a dosagem.
 
O Estado de São Paulo / Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário