Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de julho de 2015

Gestores têm até 28 de agosto para apresentar boas práticas de saúde do idoso

Foto: ChaiyonS021
Começam na próxima segunda-feira (3) as inscrições para a 3ª Edição do Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa
 
O levantamento tem por objetivo conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios e Estados no campo da saúde da pessoa idosa. A proposta é incentivar os gestores a promoverem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no SUS (Sistema Único de Saúde). O prazo para efetuar a inscrição termina no dia 28 de agosto.
 
O edital 2015 está disponível no site http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/. As inscrições poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico no mesmo endereço eletrônico. A iniciativa integra a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).
 
Conasems
As experiências premiadas na edição de 2014 serão apresentadas durante o 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 6 a 8 de agosto, em Brasília (DF).
 
No dia 6 de agosto acontece o seminário “Equidade no acesso de populações vulneráveis: ainda um discurso ou uma prática reparadora?”. Um das experiências em destaque é o Programa de Qualidade em Saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, em Campo Grande (MS).
 
No dia 7 de agosto será realizado o painel Saúde da Pessoa Idosa: Municípios que Apostam no Viver Mais e Melhor. A atividade será aberta com o debate “Estratégias para a Qualificação do Cuidado à Pessoa Idosa nos Territórios”, com a participação da coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, e da pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict), Dalia Romero. A troca de ideias terá sequência com a mesa “Como os municípios estão se organizando para responder às demandas de saúde da população idosa?”, seguida das apresentações das experiências “Tecendo Redes de Cuidados em Saúde do Idoso” (Canoas - RS), “Curso de Cuidador Informal na Área Rural de Manaus” (Manaus - AM), e do “Projeto Carta ao Amigo” (São Paulo - SP).

Por dentro do calendário da 3ª Edição do Mapeamento e Experiências Exitosas de Gestão Estadual e Municipal no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

ETAPAPERÍODO
1ª - Inscrição3 a 28 de agosto de 2015
2ª - Avaliação das experiências inscritas7 a 25 de setembro de 2015
3ª - Divulgação dos resultados1º de outubro de 2015
4ª - Apresentação e premiação das 12 experiências     selecionadas Novembro/Dezembro(data a definir) 

Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário