Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pressão alta pode prejudicar a saúde cognitiva anos mais tarde, afirma estudo

Pressão alta pode prejudicar a saúde cognitiva anos mais tarde, afirma estudo Jonas Ramos/Agencia RBS
Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS
Pesquisadores destacam a importância de controlar a pressão arterial desde jovem
 
Hábitos que ajudam a controlar a pressão arterial — manter uma alimentação saudável e mais natural e praticar atividade física, por exemplo —, embora nem sempre apresentam resultados significativos a curto prazo, podem fazer diferença até mesmo nos últimos anos de vida. Pesquisadores americanos explicam: ter pressão alta em torno dos 50 anos pode impactar na saúde mental aos 80.

Essa conclusão surgiu após um levantamento realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. A equipe analisou a pressão de 378 participantes do Estudo do Coração de Framingham, que se encontravam na faixa etária entre 50 e 60 anos. Após 30 anos, ao avaliar a performance cognitiva de cada um, os pesquisadores concluíram que aqueles diagnosticados com hipertensão na primeira fase da pesquisa apresentaram pontuação mais baixa em exercícios de atenção e função motora. Os resultados foram divulgados recentemente pela revista científica Journal of Alzhmeir´s Disease.
 
Rhoda Au, professora de neurologia na Universidade de Boston, diz que assim como a idade é um fator de risco para a demência, a pressão arterial também pode ser.

— O declínio de cognição é considerado um problema irreversível conforme a idade, mas a saúde da pressão arterial pode ser benéfica para reduzir o risco de problemas relacionados ao cérebro — explica.

Os resultados ressaltam a importância de acompanhar a pressão arterial frequentemente, além de mantê-la em níveis estáveis desde cedo. É comum jovens acreditarem que esse tipo de problema só se manifesta na fase adulta, o que dificulta o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento na fase em que o controle da pressão é feito de forma eficaz.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário