Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de julho de 2015

Quedas são o motivo 65% das internações em instituição de traumatologia ortopédica

Foto/Reprodução
Quedas são sempre preocupantes, pois o risco de lesões é alto. Para os idosos a situação é ainda mais grave
 
Maria Silva*, 85 anos, caiu em um desnível da calçada, perto da sua residência em Brasília, e passou quatro meses acamada. “Devido a um buraco na calçada cai e quebrei o fêmur e a bacia. Não pude ser operada e passei meses em uma cama de ferro até melhorar”, conta.
 
Para ajudar a prevenir estes acidentes, o Into lançou a campanha ‘Quedas: Todo o Cuidado é Pouco’. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Traumatologia (Into) revelou que, entre as pessoas ali internadas por fraturas, 65% tinham seus problemas traumato-ortopédicos provenientes de quedas. Entre janeiro e setembro de 2013, do total de 1.034 pacientes pesquisados, 672 chegaram ao instituto porque haviam caído. Destes, 55,5% tinham sofrido queda em casa. Entre todos os que caíram em casa, 53,5% tinham 60 anos ou mais e 63,5% eram mulheres.
 
Algumas incapacidades podem aumentar o risco de queda. Pessoas que possuem doenças que afetam a visão ou que e dificultam o caminhar precisam redobrar a atenção. Por isso, é necessário ficar atento com ambientes com pouca iluminação, pisos escorregadios, escadas, assentos muito baixos e sem apoio para sentar e levantar, além de banheiros sem barras de apoio. Obstáculos no caminho, como móveis baixos e fios, presença de animais domésticos também podem causar acidentes. Bengalas ou andadores com ponteiras danificadas também precisam ser consertados, pois podem colaborar para a perda do equilíbrio.
 
Quem tem um idoso ou pessoa com dificuldade para locomoção em casa, deve fazer um check list nos ambientes de casa para saber estão seguros.
 
Na sala
Prefira tapetes emborrachados e que não escorreguem.

Deixe espaço livre para caminhar.

Tenha um cuidado especial os animais domésticos, para evitar tropeços.

Retire do caminho fios ou extensões elétricas e objetos espalhados no chão.

Procure fornecer assentos com sofás e cadeiras altas e firmes, e em poltronas com braço.

Evite escadas sem corrimão ou com degraus estreitos.

Utilize fitas antiderrapantes nos degraus para não escorregar.
 
No quarto
Ajuste a altura da cama e, se preciso , troque o colchão por um mais firme para que se evite dificuldade ao levantar ou deitar.

Mantenha o quarto iluminado, principalmente à noite, quando houver circulação pela casa.

Evite armários muito altos que necessitem de bancos ou escadas para alcançar objetos.
 
No banheiro
Instale barras de segurança nos banheiros e utilizar tapetes emborrachados e que não escorreguem.

Para evitar quedas, tenha uma cadeira de plástico firme e resistente para tomar banho.
 
*O nome foi alterado, a pedido do entrevistado, para preservar a privacidade.
 
Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário