Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de setembro de 2016

CHN realiza evento gratuito e aberto ao público em lembrança ao Setembro Amarelo

Foto: Reprodução
O encontro abordará o tema Prevenção do Suicídio e o papel da comunicação e da família em sua evitação

O mês nove deixa sua marca como Setembro Amarelo (10/9), dedicado à valorização da vida, ou seja, faz parte de um movimento mundial cujo objetivo é informar e prevenir a população sobre os casos de suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, divulgados em 2015, 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. Para lembrar a data e levantar a bandeira da vida, o CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) realiza, no próximo dia 10, das 9h às 12h, um evento gratuito e aberto ao público e aos profissionais de saúde, no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água da Universidade Federal Fluminense (NAB), que contará com a presença de diversos palestrantes, entre eles André Trigueiro, repórter da TV Globo e Globo News.

O encontro Setembro Amarelo – Valorização da Vida vai tratar a prevenção do suicídio e o papel fundamental da comunicação e da família em sua evitação. O Setembro Amarelo é um movimento mundial lembrado em locais públicos e privados que utilizam a cor amarela para iluminação. “O CHN promove, em parceria com o CVV, o evento com o intuito de conscientizar a população para esse tema, que é tão mistificado. O suicídio é um assunto complexo e deve ser analisado por muitas óticas, pois, geralmente, não existe uma razão única para que alguém tome essa decisão. Por isso, vamos abordar temas relevantes para alertar as pessoas sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção”, reforça Marcely Quirino, psicóloga do CHN e uma das organizadoras do evento, juntamente com Natália Veiga.

Entre os palestrantes, estarão André Trigueiro, jornalista da TV Globo e da Globo News, comentarista da Rádio CBN, articulista do G1, professor da PUC e da Coppe/UFRJ e autor do livro Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo, que abordará o tema: O Papel da Informação na Prevenção do Suicídio. Também estarão presentes o Dr. Carlos Felipe Almeida D Oliveira, médico do Ministério da Saúde, coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio e diretor da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio, que tratará do tema Comunicar e Cuidar: Uma Tarefa para Muitas Mãos; além da Patrícia Fanteza, coordenadora de divulgação do Centro de Valorização da Vida (CVV) no Rio de Janeiro, que falará do trabalho de prevenção do suicídio da instituição; e também as psicólogas Marcely Quirino e Natália Veiga, que mostrarão o protocolo assistencial de prevenção do suicídio do CHN.

O encontro, aberto ao público em geral, é gratuito e com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 2729-1154 – Centro de Estudos, com a srta. Amanda. O NAB fica localizado na Rua Edmundo March, s/n – Campus Praia Vermelha – UFF.

Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa
rachel@saudeempauta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário