Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

UNA-SUS abre matrículas para curso de Atenção Integral à Saúde da Criança

A Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA), lança nova turma dos cursos Atenção Integral à Saúde da Criança I e II nessa terça-feira (17/1)


Médicos atuantes da atenção básica podem se matricular até 17 de maio, pelo link. Cada curso possui carga horária de 45 horas e ambos são inteiramente online, gratuitos e possuem início imediato.

Segundo o médico David Mesquita, um dos responsáveis pela elaboração dos conteúdos da oferta, “o curso tem o objetivo de aprimorar o cuidado a essa população com a finalidade de diminuir a morbimortalidade no primeiro ano de vida”. Ele destaca que todo o curso é abordado de forma humanizada e dinâmica, com gráficos interativos e consulta rápida através de aplicativos para celulares e tablets.

A coordenadora do Núcleo Pedagógico da UNASUS/UFMA, Regimarina Soares, explica que para oferecer atendimento qualificado às crianças, é necessário que os profissionais de saúde sejam capacitados. “Dessa forma, esses cursos prepararão os médicos para a qualificação do cuidado e implementação de boas práticas de atenção à saúde”, afirma.

De acordo com Soares, os conteúdos trabalhados na capacitação abarcam as políticas e programas vigentes do Ministério da Saúde e tem como foco as necessidades da população infantil. Em compasso com a Estratégia Saúde da Família (ESF), são tratadas questões relacionadas ao cuidado integral à criança no primeiro ano de vida, com enfoque nos principais agravos, imunizações e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 10 anos.

Fernando de Azevedo, 27 anos, é médico generalista e já realizou os dois cursos, em 2014. Ele conta que, para aprimorar sua prática profissional, já realizou diversas capacitações a distância. “Os cursos oferecidos pela UNA-SUS são de grande valia para o profissional de saúde que trabalha em regiões distantes de grandes centros, meio de atualização médica, nos ensinando a assistir de forma integral e humanizada nossos pacientes”, afirma.

Dividido em três unidades, o primeiro curso trata das políticas, pactos e programas de proteção à criança e planejamento de ações na ESF. Entre as iniciativas abordadas, destacam-se o Programa Saúde na Escola, Brasil Carinhoso, Programa Saúde Não Tem Preço, Rede de Cuidado e Proteção Social e o Telessaúde como apoio em pediatria.

Também são abordadas as técnicas adequadas de aleitamento materno, necessidade de alimentação complementar, estratégias de imunização e cuidados da saúde do bebê. Uma das unidades apresenta o método canguru e trata, por exemplo, da deficiência de vitaminas, agravos do estado nutricional, consequências da anemia por deficiência de ferro. O aluno também terá acesso ao calendário de vacinação atualizado.

O segundo curso tem como foco a atenção no primeiro ano de vida, bem como os principais agravos prevalentes na infância e suas respectivas medidas de prevenção e tratamento.

Para tanto, são abordados temas como crescimento, violência contra a criança, distúrbios gastrointestinais, afecções dermatológicas, resfriado, febre, rinossinusite aguda, entre outras situações clínicas.

Renato Penhafiel é médico de família e comunidade e realizou o curso para atualizar seus conhecimentos relacionados aos protocolos clínicos. “Achei o material do curso muito bom, bem instrutivo, sem complicações, com protocolos instrutivos e abordagem humanizada”, diz. Como trabalha com urgência e emergência, ele conta que aplicou muitos dos conhecimentos adquiridos no curso. “Foi de grande valia na minha carreira, principalmente a parte de condutas nas crianças com infecção grave”, afirma. Os materiais da capacitação, como livros virtuais, ficam disponíveis também em modo offline no aplicativo da Saite Store.

Serviço
Matrículas: até 17 de maio, pelo link.
Público-alvo: médicos atuantes da atenção básica

Fonte: SE/UNA-SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário