Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de outubro de 2017

Tecnologia para redução de eventos adversos e segurança e qualidade no ato cirúrgico são destaques da nova edição da Revista Acreditação em Saúde

“A padronização de procedimentos é o caminho para aumentar segurança e qualidade no ato cirúrgico”. A afirmação é do ex-vice-presidente de Acreditação e Normas da Joint Commission International (JCI), Paul vanOstenberg, em artigo que abre a 13ª edição da Revista Acreditação em Saúde, publicação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) que reúne ações de melhorias da qualidade realizadas por instituições brasileiras acreditadas pela JCI, organismo ao qual o CBA é associado no Brasil

O artigo cita os obstáculos à segurança cirúrgica no Brasil e no resto do mundo e ressalta a importância da Certificação Cirurgia Segura, lançada pelo CBA em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), que busca assegurar a eficiência nos procedimentos cirúrgicos, motivados por um cenário em que é alta a taxa de eventos adversos cirúrgicos, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nas páginas seguintes, a Revista mostra experiências de instituições acreditadas pelo CBA/JCI, que se utilizam de padrões internacionais e desenvolvem programas próprios capazes de elevar o patamar da assistência e garantir uma gestão mais eficiente. É o caso do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que acaba de implantar mudanças em sua Diretoria Assistencial, integrando as equipes multiprofissionais e favorecendo a troca de conhecimentos, trazendo segurança e proporcionando melhor experiência ao paciente. Essa integração também foi efetiva no Hospital do Coração, o HCor (SP), com a adoção de quatro projetos de boas práticas, com bases teóricas e práticas do Institute for Healthcare Improvement (IHI).

Outra medida em destaque na Revista tem foco em ampliar os cuidados e a segurança dos pacientes internados com a adoção de tecnologias. Um exemplo é experiência entre o Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL), da Microsoft, e o Hospital 9 de julho (SP), que prevê quedas dos pacientes, monitorando possíveis situações de risco com o auxílio de inteligência artificial.

O programa de gerenciamento de medicamentos adotado pelo Hospital São Vicente de Paulo (RJ) também revela que, em apenas seis meses, cerca de mil medicamentos foram devolvidos à farmácia interna da unidade, graças a adoção de um novo sistema para melhor gerenciar a dispensação e a administração de fármacos aos pacientes internados.

“Essas e outras ações mostram como a acreditação internacional colabora para a melhoria da qualidade, segurança e gestão dos serviços de saúde”, comenta Cristiane Henriques, gerente do departamento de Marketing e Comunicação do CBA, que reforça a importância da Certificação da Segurança e Qualidade em Cirurgia e Procedimentos Invasivos: “É inadiável a implantação do check-list de cirurgia segura e de outros padrões de segurança. Com isso, muitos eventos sentinelas e adversos poderiam ter sido evitados. Os hospitais precisam estar vigilantes”.

Todo conteúdo da Revista Acreditação em Saúde pode ser acessado pelo link: http://www.cbacred.org.br/publicacoes/revista-acreditacao-saude/.

Cristina Miguez – SB Comunicação
Coordenadora de Jornalismo
Tel. (21)3798-4357 / (21)98214-8996
R. José Higino, 249, casa 4B – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ
CEP 20520-201

Nenhum comentário:

Postar um comentário