Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 17 de julho de 2011

Cinco milhões de pessoas correm risco de contrair cólera na Etiópia, alerta OMS

GENEBRA - Cinco milhões correm risco de contrair cólera devido à seca que atinge a Etiópia, onde as pessoas sofrem com diarreias agudas devido às condições insalubres, disse a Organização Mundial da Saúde nesta sexta-feira.
A cólera, uma infecção intestinal aguda, causa diarreia aquosa que pode rapidamente levar à desidratação severa e à morte se os tratamento adequado não for imediatamente adotado.
"Cerca de 8,8 milhões de pessoas estão sob ameaça de malária e cinco milhões correm risco de contrair cólera", afirmou em nota o porta-voz da organização Tarik Jasarevic.
Autoridades de saúde na Etiópia confirmaram casos de diarreia aguda nas regiões da Somália, Afar e Oromiya.
- As infecções não estão restritas aos refugiados - disse ele à Reuters.
A OMS está oferecendo kits de emergência para a Etiópia e está ajudando a treinar os profissionais de saúde para tratar os casos de desnutrição e detectar os surtos de doenças.
A que atinge todo o Chifre de África pôs mais de 11 milhões de pessoas em Etiópia, Djibuti, Quênia e Somália sob risco de contaminação por doenças infecciosas, especialmente poliomielite, cólera e sarampo, diz a OMS.
"Até agora, a organização não recebeu qualquer registro de caso de pólio. É importante ajudar os países a se manterem livres da doença", afirmava a nota de Jasarevic.
Mais de 1700 somalis fugindo da seca severa e de conflitos chegam à Etiópia todos os dias. Já são 4,5 milhões de pessoas precisando de ajuda no país, um aumento de aproximadamente 50% desde abril, de acordo com o porta-voz. Ele alertou ainda que dois milhões de crianças correm o risco de contrair sarampo. Em Dadaab, no Quênia, também há uma preocupação de que a doença se alastre.


Fonte O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário