Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 7 de agosto de 2011

Veja como manter bons níveis de vitamina D também no inverno

Deficiência da vitamina, cuja produção é ativada principalmente pelo sol, é comum nesta época e pode trazer problemas
Além de gripe, rinite e pneumonia, o inverno pode trazer também problemas em razão da falta de sol. A exposição solar ativa a produção de vitamina D e, como o astro rei aparece menos no inverno, em razão do frio, passamos mais tempo ao ar livre e sob os seus raios. Um levantamento recente realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que 77,4% da população adulta apresenta uma deficiência da vitamina nesta época.

A vitamina D é essencial para a calcificação e mineralização dos ossos, o fortalecimento dos músculos, a imunidade e a absorção intestinal do cálcio, ou seja, segundo o médico Marcelo Pinheiro, fundamental para evitar fraturas e manter uma boa saúde.

Ainda que cerca de 80% da vitamina seja ativada pela exposição ao sol, alguns alimentos podem ajudar a manter o equílibrio dos níveis, quando o sol não é suficiente.

Veja dicas do reumatologista:

:: Aproveite os dias ensolarados
- O indicado é tomar sol entre 20 e 30 minutos por dia, obviamente, respeitando os horários recomendados de exposição solar: antes das 10h e depois das 16h;

- Mesmo que esteja com roupas quentes e fechadas, que diminuem consideravelmente a exposição e a produção da vitamina, tente manter as partes possíveis expostas;

:: Consuma alimentos ricos em vitamina D
Invista em alimentos como sardinha, atum e salmão. O leite e o queijo, assim como o ovo e a manteiga, também são fontes da vitamina.

Sintomas e consequências da deficiência da vitamina D
:: Falta de equilíbrio

:: Problemas ortopédicos

:: Fraturas após mínimos traumas

:: Unhas quebradiças

:: Queda de dentes

:: Fraqueza muscular

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário