Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 31 de dezembro de 2011

Nutricionista ensina como acertar na escolha da carne para o churrasco

Estima-se que metade da carne comercializada no Brasil não é inspecionada


O Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo e produz anualmente 9 milhões de toneladas de carne — 7,3 milhões só para consumo doméstico. No entanto, estima-se que metade da carne comercializada no país não passa por inspeção federal e até mesmo frigoríficos legalizados operam sem cumprir as normas fitossanitárias básicas.

Daí a importância de escolher bem a carne para garantir um churrasco saboroso e saudável. A nutricionista da Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo, Martha Machado, dá alguns conselhos para reconhecer a carne bovina própria para o consumo.

O primeiro cuidado é verificar a procedência: basta checar se há carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

— O carimbo SIF é a melhor garantia de que a carne é resultante de bois inspecionados e vacinados. Ele certifica abates bovinos acompanhados desde o curral até o fim do processo de refrigeração, congelamento e transporte do produto — explica a nutricionista.

De acordo com a profissional, o consumidor não deve comprar carne exposta à temperatura ambiente. Ela aconselha a verificar se a carne apresenta aspecto saudável, isto é, cor vermelho-claro e consistência firme. Carnes de cor escura ou com manchas cinzas e verdes devem ser dispensadas.

Outra lembrança da nutricionista é que carnes resfriadas devem ser consumidas em até três dias. Já as carnes congeladas podem ser conservadas de três meses a um ano antes de serem consumidas.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário