Estima-se que metade da carne comercializada no Brasil não é inspecionada
O Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo e produz anualmente 9 milhões de toneladas de carne — 7,3 milhões só para consumo doméstico. No entanto, estima-se que metade da carne comercializada no país não passa por inspeção federal e até mesmo frigoríficos legalizados operam sem cumprir as normas fitossanitárias básicas.
Daí a importância de escolher bem a carne para garantir um churrasco saboroso e saudável. A nutricionista da Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo, Martha Machado, dá alguns conselhos para reconhecer a carne bovina própria para o consumo.
O primeiro cuidado é verificar a procedência: basta checar se há carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
— O carimbo SIF é a melhor garantia de que a carne é resultante de bois inspecionados e vacinados. Ele certifica abates bovinos acompanhados desde o curral até o fim do processo de refrigeração, congelamento e transporte do produto — explica a nutricionista.
De acordo com a profissional, o consumidor não deve comprar carne exposta à temperatura ambiente. Ela aconselha a verificar se a carne apresenta aspecto saudável, isto é, cor vermelho-claro e consistência firme. Carnes de cor escura ou com manchas cinzas e verdes devem ser dispensadas.
Outra lembrança da nutricionista é que carnes resfriadas devem ser consumidas em até três dias. Já as carnes congeladas podem ser conservadas de três meses a um ano antes de serem consumidas.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário