Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 31 de dezembro de 2011

Veja o cardápio adequado para atletas eventuais participarem de corridas de rua

Carlos Barbosa e Rio Grande, no interior do Estado, promovem maratonas no dia 31 de dezembro, inspiradas no evento da capital paulista


A cidade de São Paulo reúne milhares de pessoas no último dia do ano para uma das mais conhecidas corridas de rua do mundo, a São Silvestre. No interior do Rio Grande do Sul, ainda que em proporções menores, alguns municípios seguem o exemplo. A São Silvestre de Carlos Barbosa, na Serra, já está em sua 37ª edição, e em Rio Grande, no sul do Estado, a corrida se repete há cerca de 40 anos, segundo os organizadores.

Como esses eventos reúnem muitos atletas eventuais, o nutricionista André Pellegrini, do Centro de Bem-Estar Levitas, dá dicas aos maratonistas para que se alimentem corretamente no dia da prova e possam competir em segurança.

Segundo Pellegrini, é importante ingerir pouca gordura e proteína no almoço, além de aumentar a quantidade de carboidrato (arroz, batata, macarrão e feijões).

— É muito comum as pessoas cometerem excessos na alimentação, por acharem que, como a corrida consome bastante energia, é preciso comer mais, o que não é verdade. O importante é manter a sua rotina usual — explica.

Outra dica é chegar ao local da prova uma hora antes do início e beber cerca de um litro de líquidos nas duas horas que antecedem a largada. Um litro pode ser de sucos de caixinha ou isotônico, complementando com água. Ainda dentro desse período, o profissional recomenda ingerir uma barra de cereal, uma banana e uma fatia de pão branco com manteiga.

Consumir líquidos é importante também ao longo da prova. O nutricionista recomenda água e isotônico em pequenas quantidades, repetidas vezes, sendo pelo menos um litro durante o percurso. Quando terminar a corrida, Pellegrini orienta que as pessoas façam uma alimentação com pouca proteína e gordura nas duas primeiras horas, que comam frutas e tomem isotônicos para suprir a perda de calorias e líquidos do corpo durante a prova.

São Silvestre de Carlos Barbosa
O percurso é de 10km e a largada está prevista para as 9h30min, em frente ao prédio da Estação Férrea. É realizada também a São Silvestrinha, com percurso de 3km e largada às 9h na comunidade de Linha Doze. Os cinco primeiros lugares de cada categoria são premiados com troféus e prêmios em dinheiro. Todos que completam a prova ganham medalhas de participação. Mais informações pelo telefone (54) 3461-8991.

São Silvestre de Rio Grande
Organizada pela Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (ACORRG), a corrida terá largada às 19h30min, em frente à Estação Férrea. A inscrição é R$ 10 mais 1kg de ração para cães. Podem participar atletas a partir de 15 anos de idade. Todos ganham medalha de participação. O percurso é de 8,5 km. Mais informações pelo telefone (53) 9958-3936.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário