Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 3 de junho de 2012

Comer rápido aumenta risco para diabetes tipo 2

Esta é a conclusão de um estudo apresentado recentemente durante Congresso Europeu de Endocrinologia, na Itália. Realizado por pesquisadores da Universidade da Lituânia, o estudo teve como foco levantar fatores de risco da doença , entre eles, a velocidade com que as pessoas comem.

Segundo os autores, apesar de diversos estudos apontarem o hábito de comer rápido como fator de risco para sobrepeso e obesidade, este é o primeiro estudo a relacionar este padrão como fator isolado para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Para o estudo, os pesquisadores compararam 234 pessoas diagnosticadas recentemente com diabetes tipo 2 com outros 468 voluntários que não tinham a doença. Todos os participantes responderam a um questionário sobre fatores de risco para diabetes, hábitos alimentares e medidas como peso, altura, largura da cintura. A velocidade com que eles comiam foi avaliada e classificada em lenta, normal ou rápida.

Após ajustarem os resultados para outros fatores relacionados à diabetes (histórico familiar, prática ou não de atividade física e tabagismo), os autores concluíram que aqueles que comiam mais rápido apresentavam 2,5 vezes mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

Outros resultados também mostraram que o consumo de café (quatro ou mais xícaras por dia) reduziu significativamente o risco de diabetes tipo 2 e que fumar e consumir mais de cinco ovos por semana aumenta o risco. Os pesquisadores agora pretendem realizar um estudo mais amplo para investigar como determinados tipos de alimentos, quantidade de calorias ingeridas, o exercício físico e bem estar psicológico e emocional afeta os fatores de risco para diabetes.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário