Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Perfeccionismo pode indicar transtornos mentais

Perfeccionistas podem ser mais sensíveis a desenvolver problemas de saúde por causa do constante estresse, diz estudo canadense. De acordo com Gordon Fleet, pesquisador responsável pela pesquisa, perfeccionistas são pessoas que não só buscam padrões irreais como também julgam que eles mesmos e as outras pessoas sempre estão falhando.

“O perfeccionismo é uma necessidade incontrolável de tentar ser – ou parecer – perfeito. As pessoas perfeccionistas são persistentes, detalhistas e extremamente organizadas. O perfeccionismo também varia de pessoa para pessoa: alguns são incapazes de conviver com as próprias imperfeições, outros tentam projetar uma imagem de perfeição. Mas em comum esses indivíduos têm uma grande expectativa sobre os próprios níveis de perfeição e dos outros indivíduos ao seu redor”, explica o especialista.

Os pesquisadores da Universidade de York, onde foi feita a pesquisa, desenvolveram uma metodologia que identificou o grau de perfeccionismo em diversos indivíduos pré-selecionados. Eles chegaram a três tipos básicos: perfeccionistas auto-orientados (procuravam a perfeição em si mesmos), perfeccionistas orientados aos outros (desejavam que as outras pessoas fossem perfeitas) e perfeccionistas socialmente sensíveis (achavam que os outros esperavam a perfeição deles).

Quase sempre indivíduos que buscam incessantemente pela perfeição também sofrem de outros problemas ligados à transtornos emocionais e de relacionamento. Esse padrão de comportamento também pode estar ligado à depressão, transtornos alimentares, crises no casamento e mesmo pensamentos suicidas.

O perfeccionismo não é considerado um transtorno mental, lembra o pesquisador, mas pode ser considerado uma doença que compartilha de traços que podem estar ligados a outros transtornos como narcisismo, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), personalidade dependente ou outros transtornos de personalidade, por conta de suas ligações com o estresse e disfunções causadas.

Em um outro estudo, feito com crianças entre 4 e 5 anos, ao responder questões como “o quanto você gostaria de ser perfeito?”, aquelas com maior nível de desejo de perfeição também apresentavam alto grau de estresse, sendo avaliadas como extremamente ansiosas e mais propensas ao destempero emocional.

Entre os traços que revelam a personalidade perfeccionista estão um estilo de auto-promoção intenso, apontando erros nos outros ou enfatizando seus próprios acertos constantemente; tendência a acobertar dos próprios erros – o que os exporia suas imperfeições – e uma tendência de acumular a resolução de problemas, incluindo assimilar os erros dos outros como seus próprios erros.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário