Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Consumidores ecologicamente corretos podem desenvolver comportamentos questionáveis

Passear entre prateleiras lotadas com produtos “verdes”, ou ecologicamente corretos, nos deixam mais altruístas, diz um novo estudo publicado no periódico Psychological Science. Entretanto, comprar esses produtos pode ter o efeito contrário. Os pesquisadores relataram que consumir produtos ecológicos nos faz mais egoístas e mais propensos a mentir e a trapacear.

Ao comprar um produto com baixo impacto ambiental as pessoas se “dariam o direito” de ter um comportamento menos regrado em outras situações sociais.

Nina Mazar, da Universidade de Toronto, Canadá, conduziu três experimentos. O primeiro descobriu que as pessoas que prestavam mais atenção em produtos “verdes”, ou que sabiam diferenciá-los nas prateleiras de supermercados – identificando selos de qualidade e origem, por exemplo –, tinham a propensão de serem mais cooperativos, altruístas e éticos do que pessoas que optavam por produtos convencionais.

Um segundo experimento mostrou que pessoas que haviam passeado em uma loja que vendia produtos ecologicamente corretos, mas não haviam comprado nada, compartilhavam mais o dinheiro, o que foi provado através de um “jogo de laboratório” (experiência em grupo especialmente criada para que os pesquisadores observem as reações dos participantes).

Em um experimento final, ao participarem de outro jogo experimental, os indivíduos que haviam comprado itens de uma loja ecológica mostraram uma enorme propensão a trapacear e roubar pontos de outros participantes.

A pesquisa de Mazar tenta se aprofundar na questão que diz que talvez as pessoas com uma consciência mais ecológica podem optar ou se sentir mais livres para ir contra padrões éticos em outras situações.

“Não é algo contra o fato de comprar produtos ‘verdes’, mas nosso estudo mira algo maior. Nós queremos mostrar como as pessoas possuem comportamentos éticos que podem variar e podem buscar atitudes compensatórias para basear outras escolhas morais questionáveis”, diz Mazar, autora principal do estudo e que afirma ser uma defensora do consumo ecologicamente correto.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário