Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 26 de agosto de 2012

Remédio que controla colesterol protege organismo do consumo excessivo de álcool

Estudo realizado no Reino Unido sugere que o uso regular de estatinas pode ser um meio eficaz de reduzir o risco de pancreatite

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, descobriram que as estatinas, medicamentos comumente usados para baixar o colesterol, também reduzem os danos causados no organismo pelo consumo excessivo de álcool.

O estudo sugere que o uso regular do remédio pode ser um meio eficaz de reduzir o risco de pancreatite.

A equipe estudou cerca de 190 mil pacientes no Reino Unido e descobriu que as estatinas, drogas tomadas por um em cada três adultos com mais de 45 anos que foram previamente ligadas a um risco maior de pancreatite, são, na verdade, eficazes na proteção contra a condição.

Por outro lado, o estudo revelou que os fibratos, classe diferente de drogas muitas vezes dada a pessoas com níveis moderadamente elevados de gordura no sangue no lugar das estatinas, pode e fato aumentar o risco de pancreatite, possivelmente devido ao aumento no risco de desenvolvimento de cálculos biliares.

O estudo reuniu dados de pesquisas anteriores e concluiu que as estatinas podem reduzir o risco de pancreatite em 20% enquanto os fibratos aumenta a probabilidade da doença em até 40%.

Os resultados também sugerem que as orientações atuais para uso primário de fibratos em pacientes com elevações extremas de triglicérides devem ser revistas.

"Nossa pesquisa desafia a crença de que os fibratos são uma boa opção para as pessoas com níveis de gordura no sangue moderadamente elevados. As estatinas parecem ser uma opção melhor, não só porque reduzem o risco de ataques cardíacos, mas também porque diminuem o risco de pancreatite. Estes resultados são de grande importância quando se considera o número de pessoas que tomam estes medicamentos", conclui o pesquisador David Preiss.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário