A questão mais crítica não são os equipamentos, mas sim levar os profissionais capacitados para o interior do país |
O sistema está sendo implantado em 200 pontos de atendimento espalhados por
São Paulo (90), Bahia (35), Pernambuco (30), Paraná (30) e Distrito Federal
(15).
O anúncio da parceria foi feito nesta sexta-feira (15), no final da manhã, no InCor, pelo
ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Trata-se de uma rede informatizada por
meio da qual médicos de serviços de emergência do SUS receberão consultoria
técnica em tempo real, no atendimento de infartos e casos cardiológicos
complexos.
A estratégia permitirá aos profissionais de prontos-socorros, unidades de
tratamento intensivo (UTIs) e unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPAs) o
acesso online, com o uso de um vídeo, a orientações de alto nível para
os atendimentos.
“O médico que estiver, por exemplo, no interior da Bahia, ao conectar ao
programa, mandar o resultado de exames, conversar com o Instituto do Coração,
vai poder dar àquele paciente do interior da Bahia a mesma conduta que seria
dada aqui no InCor”, explicou Padilha.
Segundo o ministro, nos 200 pontos de acesso, são atendidos em média entre
30 a 40 pacientes internados por dia. “Nossa expectativa é que todos esses
sejam beneficiados”, disse ele.
De acordo com Padilha, todas as unidades beneficiadas estão equipadas ao
nível do que se espera para um bom atendimento. “A questão mais crítica não são
os equipamentos, mas sim levar os profissionais capacitados para o interior do
país”, justificou Padilha.
Para o diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do InCor, Roberto Kalil, as
consultas em tempo real podem levar a uma melhoria no atendimento, mesmo no caso
de um pronto-socorro com poucos recursos. “Em casos de infarto, os minutos são
importantes”, salientou ele, lembrando que a agilidade da conduta pode levar a
uma queda da mortalidade.
Fonte Agência Brasil
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