Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Padilha: 'Não há consenso sobre eficácia da mastectomia'

O ministro da Saúde comentou caso da atriz Angelina Jolie e recomendou: toda mulher com histórico de câncer na família deve procurar o médico e fazer acompanhamento
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou ser questionável a retirada dos seios como estratégia para prevenir o câncer de mama, a exemplo do que foi feito pela atriz Angelina Jolie .
 
"Como política pública, a recomendação é de que toda mulher com histórico na família de câncer deve procurar o médico e fazer um acompanhamento, a partir dos 35 anos", afirmou. "Esse é o consenso."
           
Padilha observou que medidas mais radicais, como a mastectomia, apresentam uma série de riscos, como complicações da cirurgia e infecções, além do impacto psicológico.
 
"Não há consenso no mundo sobre a eficácia de tal medida. Há relatos de pessoas que se submeteram à mastectomia e num segundo momento foi demonstrado que elas não tinham risco elevado de desenvolver o câncer", completou.
 
O ministro fez a declaração ao comentar o caso da atriz Angelina Jolie. Ela anunciou nesta terça-feira, 14, por meio de um artigo publicado no jornal New York Times, que passou por uma mastectomia dupla preventiva, após ficar sabendo que tinha um gene que a tornava extremamente propensa ao câncer de mama.
 
"Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos", escreveu a atriz.
 
Jolie afirmou que após um exame genético ficou sabendo que tem o gene "defeituoso" BRCA1 e tinha 87% de chances de adquirir a doença.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário