Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 4 de agosto de 2013

Melasma:O que é e como tratar

melasma_000
Melasma é um distúrbio pigmentar da pele caracterizado por manchas escuras, é  decorrente da hiperproliferação e/ou hiperfunção do melanócito, que é a célula responsável pela produção do pigmento cutâneo (melanina).
 
Não causa nenhum problema interno, mas assim como estrias, é uma queixa estética muito frequente na Dermatologia (no Brasil, constitui a terceira causa das consultas dermatológicas).
 
Quando as manchas aparecem na gravidez, chama-se cloasma gravídico (mancha que pode ser permanente ou desaparecer gradualmente com o fim da gestação).
 
Caracteriza-se por manchas acastanhadas na pele, sem sintomas, podendo acontecer simetricamente e principalmente na face, sendo mais frequentes nas regiões malares (maçãs do rosto), testa, nariz e lábio superior mas podem ocorrer também em outros locais do corpo como por exemplo no “V” do decote e na face extensora de membros superiores. As manchas geralmente têm limites precisos e irregulares, formando placas que, em seu contorno, apresentam pontilhado pigmentar. É mais frequente nas mulheres e em cerca de 10% nos homens.
 
Deve ser considerado como um distúrbio crônico, que necessita de um tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento correto, disciplina do paciente e um controle adequado.
 
Existem três tipos de melasma:
 
- Epidérmico (mais superficial que responde melhor ao tratamento)
 
- Dérmico (mais profundo, de tratamento mais difícil)
 
- Misto.
 
As causas do Melasma:
 
- Genética
 
- Alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anticoncepcionais
 
- Sol, luz intensa (até mesmo aquela pouca quantidade de sol que pegamos ao andar na rua no dia-a-dia, ou aqueles raios que passam pelo vidro das janelas e também a luz visível, seja do sol ou emitida por lâmpadas de ambientes internos como a luz branca e computador), calor, bronzeamento.
 
Portanto é fundamental para a causa, a presença da radiação ultravioleta e em menor intensidade, o infravermelho.
 
Prevenção:
Evitar expor-se muito ao Sol, usar filtros solares potentes e de qualidade, diariamente. O uso de pílulas anticoncepcionais ajudam o aparecimento do melasma.
 
O uso de maquiagens adequadas verificando se o produto não causa maior absorção de luz solar e aumento na pigmentação da pele nas áreas aplicadas, principalmente em pessoas alérgicas e durante a gravidez.
 
O tratamento divide-se em duas fases: o clareamento das manchas e a manutenção da pele livre das manchas.
 
* Importante: É feito de forma lenta e progressiva e o sucesso depende do acompanhamento dermatológico regular do paciente e da conscientização do paciente nos fatores de proteção.
 
Durante a gravidez e amamentação o tratamento deve ser mais suave. O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente, mas o tratamento prévio acelera o seu desaparecimento e após a melhora, a proteção solar deve ser mantida sempre, para evitar o retorno das manchas, que é bastante frequente.
 
O Tratamento:
 
Substâncias despigmentantes e ácidos prescritos pelo seu dermatologista
 
Peelings superficiais aceleram o processo, facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele.
 
Laser de CO2 fracionado e Luz pulsada ajudam muito no tratamento e sua manutenção.
 
Fotoproteção adequada: o bloqueador solar deve ser de amplo espectro (UVA, UVB e que associam filtros solares químicos aos físicos, como o dióxido de titânio ou o óxido de zinco), no mínimo com FPS 30, aplicado várias vezes ao dia, usado em quantidade adequada e de maneira uniforme.
 
Na praia e na piscina o cuidado deve ser redobrado: além do filtro, use boné, e fique na sombra durante os horários de pico do sol e repasse o protetor a cada 3 horas.
 
Importante: O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso pelo seu dermatologista, com cautela, acompanhamento e com todo cuidado no sentido de prevenir qualquer complicação, como a hipercromia pós-inflamatória (escurecimento do melasma após o tratamento).
 
* Faça chuva ou faça sol a proteção deve continuar mesmo depois que o problema for tratado, pois se você relaxar após o caldeamento da pele, a mancha volta!!
 
Por Juliana Mitidiero
 
Fonte falafil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário