Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 4 de agosto de 2013

São Paulo inaugura 1ª Unidade Básica de Saúde com prontuário eletrônico

Foto: Vitor Sorano
Prefeito Fernando Haddad observa totem de avaliação da
qualidade do atendimento na UBS Jardim Miriam II
Modelo vai testar tecnologia que disponibiliza histórico do paciente em diferentes postos de atendimento
 
Começa a funcionar na segunda-feira (5) a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) Integral da cidade de São Paulo, no Jardim Miriam, zona sul da capital. O modelo servirá de laboratório para o prontuário eletrônico, que armazena os dados do histórico do paciente, inclusive imagens e resultados de exames.

A ideia é que ele possa ser abastecido com as informações de atendimentos realizados não só em UBSs, mas também em outros estabelecimentos de saúde do município. Segundo o prefeito Fernando Haddad, o sistema resultará em maior eficácia no tratamento, pois evitará as perdas de informação sobre o paciente.

"Muitas vezes se perde muita informação. A pessoa se sentiu mal um dia e, como não tem consulta agendada na UBS, vai na AMA [Assistência Médica Ambulatorial, que presta pronto atendimento] ou no pronto-socorro. E a informação do médico que a atendeu não fica no histórico", afirmou o prefeito durante o discurso de inauguração da UBS Integral, neste sábado (3).
 
"Você perde aquela informação porque o prontuário eletrônico não existe. Aqui, não. A informação vai ficar no prontuário. Então, mesmo que o médico que atenda não seja o mesmo que vem acompanhando aquele usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), você tem a informação preservada. Isso aumenta uma coisa que os médicos chamam de resolutividade, que é resolver o problema. Não é [prestar] um [tratamento] paliativo".

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José de Filippe Junior Filippi Junior, a meta da prefeitura é que o prontuário eletrônico esteja disponível em todo o sistema de saúde pública municipal de São Paulo até o fim de 2015.

"Esse seria um grande avanço para que o SUS recupere o prestígio, porque mesmo sistemas privados de saúde não têm ainda essa abrangência", afirma.

Unidade diferenciada
A UBS Integral é mais completa que as convencionais e principalmente em três pontos: presta atendimento sem hora marcada – a chamada demanda espontânea –; é aberta à população que trabalha ou estuda na região, e não só aos moradores; e conta com médicos especialistas além dos clínicos gerais.

"[O modelo de UBS antigo] virou um pouco o balcão do não. A pessoa chegava no balcão e diziam: o senhor tem agendamento? O senhor mora aqui? Não? Então o senhor não vai ser atendido", diz Filippe Junior. "O território [onde uma pessoa mora] é uma referência [para a organização do sistema de saúde] mas não pode ser excludente."

A UBS Integral Jardim Miriam II, como foi batizada, terá 176 profissionais – dos quais 22 médicos – com capacidade para atender uma população estimada em 80 mil pessoas. Além de atendimento ambulatorial e de especialidade básica, vai abrigar também a Estratégia Saúde da Família, focada na prevenção.

A promessa de campanha de Fernando Haddad (PT) é lançar outros 42 postos do tipo até o fim do mandato. Três deles (Vera Cruz, Maringá Talarico e Jardim Edith) devem estar prontos até o fim de setembro, segundo Filippe.

Mais investimento
Em seu discurso, o prefeito Fernando Haddad justificou o alto investimento na unidade (cerca de R$ 980 mil, somados a R$ 440 mil em equipamentos): "Essa UBS Integral custa mais caro do que as três partes constitutivas [Estratégia Saúde da Família, atendimento ambulatorial e de especialidade básica]. Mas o que nós temos aqui é a oportunidade para melhorar a resolução do problema. Aí você pode fazer baixar drasticamente o custo do sistema", disse.

Caso o modelo dê certo, segundo Haddad, poderá ser aplicado não só às outras 42 novas UBS a serem inauguradas, mas também às que já estão em atividade.

Fonte Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário