Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia Mundial do AVC: população poderá fazer exames gratuitos no centro de SP

O AVC é a principal causa de incapacidade em adultos no mundo
Campanha acontecerá na estação da Sé do Metrô nesta terça-feira (29)
 
No Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) comemorado nesta terça-feira (29), será possível fazer exames gratuitos, como aferição de peso, altura, pressão arterial, pulso e eletrocardiograma, na estação Sé do Metrô, em São Paulo.
 
Além disso, serão distribuídos na avenida Paulista folhetos informativos sobre os sintomas do AVC,  além de informações sobre os principais fatores de risco na população.
 
O AVC é a principal causa de incapacidade em adultos no mundo, sendo que as pessoas que sobrevivem precisam de cuidados a longo prazo. Segundo a Organização Mundial do AVC, uma em cada seis pessoas terá um derrame na vida. Além disso, cerca de 16 milhões de pessoas tem a doença por ano e, deste, seis milhões não sobrevivem.
 
O que é o AVC?
O AVC acontece quando há insuficiência de fluxo sanguíneo em uma parte do cérebro. Isso pode acontecer a partir de causas diversas, entre elas, hipertensão arterial, diabetes, cardiopatia, tabagismo, sedentarismo, obesidade e aneurismas. O paciente recuperado de um derrame pode ficar com algum tipo de sequela.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o cigarro é o responsável por cerca de 25% das doenças vasculares, entre elas o AVC. O ministério ainda garante que, até o ano que vem, são esperados investimentos de R$ 437 milhões para a ampliação da assistência a vítimas de derrame.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário