Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 9 de novembro de 2013

Vinte milhões de crianças são vacinadas contra poliomielite no Oriente Médio

OMS confirmou dez casos da doença em crianças sírias no nordeste do país
 
Uma campanha intensa de vacinação contra a poliomielite está sendo feita na Síria e em seis outros países do Oriente Médio para imunizar 20 milhões de crianças, anunciaram nesta sexta-feira (8), na capital da Suiça, duas agências das ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo um comunicado conjunto da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de 650 mil crianças já foram vacinadas na Síria, das quais 116 mil na região de Deir al Zour, onde foi registrado muitos casos da doença em crianças.
 
A OMS confirmou, em 29 de outubro, dez casos de poliomielite em crianças sírias no nordeste do país. O vice diretor-geral da OMS para a poliomielite, Bruce Aylward, informou que “este vírus chegou por terra, o que significa que não se encontra apenas nesta região da Síria, mas em uma vasta extensão do território.
 
— Sabemos que um vírus da pólio, oriundo do Paquistão, foi encontrado num esgoto do Cairo em dezembro. O mesmo vírus foi encontrado, em abril, em Israel, bem como na Cisjordânia e em Gaza. Trata-se de um risco para todo o Oriente Médio.
 
A Síria, em guerra civil desde março de 2011, não registava casos de poliomielite desde 1999. Entretanto, dois médicos alemães advertiram para o risco de registro de casos da doença na Europa e nos países vizinhos da Síria, em artigo publicado ontem (8) na revista médica britânica Lancet.
 
Os médicos Martin Eichner, da Universidade de Tubingen, e Stefan Brockmann, do Gabinete de Saúde Pública Regional de Reutlingen, alertaram que os casos detetados na Síria podem pôr em perigo os países vizinhos já que o vírus se transmite por meio dos refugiados que fogem da guerra civil.
 
Segundo os especialistas, tendo em conta que uma em cada 200 pessoas infetadas desenvolve paralisia, poderá levar até um ano para que seja detectado um surto de poliomielite nas regiões vizinhas da Síria porque se trata de uma “transmissão silenciosa”. Nesse período, de acordo com os médicos, muitas pessoas poderiam ser infetadas.
 
Os especialistas explicam que a maioria dos países europeus utiliza a vacina por meio de injeção de polivírus inativos em vez da vacina oral. Em alguns casos, a vacina oral pode causar paralisia flácida aguda, o principal sintoma da doença.
 
No entanto, advertem que embora a primeira seja mais eficaz para a prevenção da doença, não proporciona o mesmo nível de proteção contra o vírus do que a dose oral. A poliomielite é uma doença altamente contagiosa que afeta, sobretudo, as crianças com menos de cinco anos. Ela pode levar à paralisia em algumas horas e a doença é mortal em alguns casos.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário