Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de janeiro de 2014

No Rio, instituto estadual do cérebro inaugura sala híbrida


Espaço reúne sala cirúrgica com um aparelho de ressonância magnética e recebeu investimentos de R$ 16,7 milhões
 
A partir de agora, caso seja necessário, pacientes do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro, poderão realizar exames de ressonância magnética durante as cirurgias, ainda na mesa de operação. A facilidade só é possível graças à nova sala híbrida, espaço que congrega sala cirúrgica com um aparelho de ressonância magnética. Foram investidos R$ 16,7 milhões pela Secretaria de Estado de Saúde.
 
A nova sala será usada para a realização de cirurgias de tumores cerebrais, que correspondem atualmente a 70% dos atendimentos do instituto, e algumas cirurgias de epilepsia, entre outros procedimentos na área de neurocirurgia. Quando não houver necessidade do uso da ressonância durante a cirurgia, o aparelho será utilizado para os outros pacientes da unidade, permitindo a utilização plena do equipamento.
 
Inaugurada em julho deste ano, a unidade é o primeiro centro do país voltado exclusivamente para o tratamento neurocirúrgico de doenças do sistema nervoso central, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson e utiliza técnicas inéditas na rede pública. Conta com quatro centros cirúrgicos – dois deles com capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais, operação menos invasiva feita por computador -, nove consultórios, 40 leitos de UTI adulto e quatro leitos de UTI pediátrica, além de dois leitos para pacientes com epilepsia. De julho a novembro, foram realizadas 284 cirurgias e 2.072 atendimentos ambulatoriais no instituto.
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário