Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de janeiro de 2014

Um em cada três adultos está acima do peso no mundo, mostra estudo

Um em cada três adultos está acima do peso no mundo, mostra estudo Frances L Fruit/Shutterstock.comObesidade nos países em desenvolvimento quase quadruplicou entre 1980 e 2008
 
Mais de um em cada três adultos no mundo é obeso ou está acima do peso, o que representa 1,46 bilhão de pessoas. O dado é de um estudo britânico, divulgado nesta sexta-feira, que observa uma explosão do fenômeno nos países em desenvolvimento e apela aos governos para que ajam em relação a este problema.
 
O círculo de reflexão britânico The Overseas Development Institute, ressalta, em um comunicado, que em nível global o percentual de pessoas com um índice de massa corporal (IMC) superior a 25, limite além do qual as pessoas são consideradas acima do peso, aumentou de 23% para 34% entre 1980 e 2008.
 
No IMC, que é a relação entre a altura e o peso, um índice partir de 30 é considerado como um sinal de obesidade. Nos países em desenvolvimento, o número de pessoas acima o peso e obesas quase quadruplicou entre 1980 e 2008, de 250 milhões para 904 milhões de pessoas.
 
"O que mudou é que a maioria das pessoas acima do peso ou obesas estão agora nos países em desenvolvimento, ao invés de nos países desenvolvidos", diz o relatório.
 
Nos países de alta renda, a população com sobrepeso ou obesidade passou de 321 milhões para 557 milhões de pessoas.
 
— As taxas de crescimento da obesidade e de sobrepeso em países em desenvolvimento são alarmantes. Vamos assistir a um forte aumento global do número de pessoas com certos tipos de câncer, diabetes, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, o que representará um enorme fardo para os sistemas de saúde públicos — alerta um dos coautores do estudo, Steve Wiggins.
 
No Reino Unido, 64% dos adultos são obesos ou estão acima do peso. Globalmente, 58% dos europeus estão na mesma situação, assim como na América Latina, Norte da África e Oriente Médio.
 
A América do Norte, com os Estados Unidos na liderança, conta com 70% dos adultos afetados. O estudo também observa que a proporção de mexicanos e chineses nesta situação quase duplicou entre 1980 e 2008.
 
— Os políticos devem ser menos tímidos em suas tentativas de influenciar o tipo de alimento que acaba em nossos pratos. O desafio é garantir que uma dieta saudável seja viável, reduzindo a atratividade de alimentos com menor valor nutritivo. A falta de ação é impressionante em comparação com intervenções governamentais para restringir o fumo em países desenvolvidos — considera o pesquisador.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza que o sobrepeso e a obesidade são o quinto principal fator de risco para mortes a nível mundial e, pelo menos, 2,8 milhões de adultos morrem a cada ano.

AFP/Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário