Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de março de 2014

Ministério da Saúde reforça controle do sarampo com verba extra para cidades do Nordeste

ministerio-da-saude-reforca-controle-sarampo-nordesteA enorme quantidade de doenças e epidemias existentes e o constante aumento de ocorrência de algumas delas no Brasil, tem gerado preocupação no ministério da saúde
 
Como resultado dessa preocupação, o órgão têm se mobilizado na busca por melhorias nesse panorama, e uma das prioridades no momento é o controle do sarampo, que tem sido um problema recorrente em diversas regiões Brasileiras.
 
O sarampo é uma doença viral, e consiste em uma infecção no sistema respiratório que é causado por paramixovírus. A doença é contagiosa e atinge principalmente as crianças, sua transmissão se dá através de pequenas gotas expelidas pelo nariz, boca ou garganta da pessoa infectada pelo vírus.
 
Os principais sintomas da doença são febre alta, coriza, olhos vermelhos e manchas brancas na parte interna da boca. Esses sintomas geralmente surgem alguns dias depois do contágio, e procedem acompanhados de algumas erupções pelo corpo, principalmente na parte do pescoço e rosto.
 
Cura para o sarampo
Algumas pessoas se recuperam naturalmente sem nenhum tipo de tratamento em um período de 2 a 3 semanas, mas, pessoas que possuem um baixo sistema imunológico baixo ou estão desnutridas precisam de tratamento específico para se livrarem da doença. Vale notar que, se não recuperado totalmente, o paciente que possui sarampo pode vir a ter outras complicações em relação à saúde, como ocorrências constantes de dores na cabeça, além de cegueira, diarreia, infecções de ouvido e até mesmo pneumonia.
 
Diante desses riscos, a melhor maneira de se ver livre desse tipo de prolema é a prevenção, que por sinal, se dá através de vacinação. Devido a esse panorama, o Ministério da Saúde  autorizou o repasse financeiro contingencial para 67 municípios nordestinos que foram considerados os que possuem maiores riscos de contaminação. Os municípios beneficiados com a verba extra, estão localizados nos Estados de  Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
 
Ao todo foram disponibilizados 3,7 milhões com o único objetivo de aumentar o controle do sarampo. A portaria do Ministério da Saúde informou que o órgão irá adotar algumas medidas para que o dinheiro seja repassado em um única parcela para os fundos municipais de saúde.
 
De acordo com as informações, na semana passada o governo Brasileiro liberou 100 mil para que o controle da doença em Recife PE, Pernambuco e Ceará pudesse intensificar o seu controle contra o surto da doença.
 
No ano passado 190 casos de sarampo foram registrados, e destes, 180 ocorreram somente em Pernambuco enquanto apenas um caso foi observado no Ceará. Por outro lado, nesse ano até meados do último mês de fevereiro, 61 casos já foram confirmados no Ceará, enquanto que apenas quatro foram confirmados em Pernambuco.
 
Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário