Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de abril de 2014

Atividades criativas podem melhorar desempenho no trabalho

Atividades criativas podem melhorar desempenho no trabalho José Doval/Agencia RBS
Foto: José Doval / Agencia RBS
Elas impulsionariam áreas como a resolução de problemas e o trabalho em grupo, diz estudo
 
Funcionários que exercem atividades criativas fora do trabalho podem descobrir que elas potencializam seu desempenho no trabalho, de acordo com um novo estudo realizado pelo psicólogo organizacional Kevin Eschleman, da Universidade de San Francisco, nos EUA. As tarefas parecem ter um efeito direto sobre fatores como a resolução criativa de problemas e o trabalho em grupo durante o trabalho.
 
O estudo examinou se a atividade criativa poderia ter um impacto indireto, proporcionando-lhes uma maneira de se recuperar das demandas do trabalho e restaurando-os através do relaxamento.
 
Na pesquisa, os trabalhadores estavam livres para definir as atividades que gostariam de realizar. Em estudos anteriores, Eschleman observou que as pessoas gastavam seu tempo criativo fazendo de tudo, desde escrever contos até jogar videogames.
 
— Eles geralmente descrevem esse tempo livre como uma experiência profunda que traz muitos benefícios. Também falam sobre essa idéia de auto-expressão e uma oportunidade para realmente descobrir algo sobre si mesmos que nem sempre é capturada — diz o autor.
 
A investigação incluiu dados sobre 341 empregados de uma grande pesquisa nacional que responderam perguntas sobre suas atividades durante o tempo livre e as suas próprias avaliações se eles tinham sido criativos no trabalho.
 
Ela também acrescentou um segundo grupo de 92 capitães da Força Aérea americana, que foram analisados em itens semelhantes. Porém, estes foram avaliados em suas performances de trabalho por colegas de trabalho e subordinados.
 
— A motivação intrínseca é parte dessa experiência única que vem com a atividade criativa — explica o cientista.
 
Eschleman sugere que os chefes podem incentivar seus funcionários a trazer suas atividades criativas para o trabalho, seja através da promoção de um concurso de preparo de bolos ou de decoração de seus escritórios. O acadêmico também disse que as empresas poderiam oferecer descontos para os estúdios de arte locais e outros pontos de venda para o trabalho criativo.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário