Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 6 de abril de 2014

Depressão aumenta risco de insuficiência cardíaca em até 40%


Depressão aumenta risco de insuficiência cardíaca em até 40%  Cherie Wren/Stock.Xchng
Foto: Cherie Wren / Stock.Xchng
Doença é incapacitante, pois impede as pessoas de fazer uso
 de medicamentos prescritos
Quanto mais deprimidas, maiores as chances das pessoas desenvolverem estilo de vida pouco saudável
 
A depressão, tanto moderada como a grave, aumenta o risco de insuficiência cardíaca em 40%, mostrou um estudo realizado com 63 mil noruegueses. Os dados foram coletados durante a segunda etapa de um grande estudo epidemiológico em Nord-Trøndelag County. Foram analisadas informações que incluíam índice de massa corporal, atividade física, tabagismo e pressão arterial.
 
— Encontramos uma relação entre os sintomas depressivos e o risco de desenvolver insuficiência cardíaca. Isso significa que quanto mais você se sentir deprimido, mais risco você tem. As pessoas que perdem o interesse por coisas que gostam, como ler ou assistir a uma série de televisão, podem ter os primeiros sinais de depressão. É recomendável ir ao médico nesta fase inicial para ouvir alguns conselhos sobre como reduzir seus níveis do problema — diz Lise Tuset Gustad, autora da pesquisa.
 
A depressão foi avaliada e classificada por gravidade entre os participantes. Os pesquisadores acompanharam quais os pacientes foram hospitalizados com insuficiência cardíaca ou morreram em decorrência da doença durante os 11 anos de estudo.
 
Nesse período, 1,5 mil pessoas desenvolveram insuficiência cardíaca. Comparado aos residentes sem sintomas de depressão, as pessoas com sintomas leves tiveram um risco aumentado de 5% de desenvolver insuficiência cardíaca, e aqueles com sintomas moderados a graves tiveram um risco aumentado de 40% a 5%.
 
— Os sintomas depressivos aumentam a chance de desenvolver insuficiência cardíaca e, quanto mais graves eles forem, maior será o risco. Pessoas deprimidas têm estilos de vida menos saudáveis, por isso a nossa análise foi ajustada para fatores como a obesidade e o tabagismo, que podem causar a depressão e insuficiência cardíaca. Isso significa que podemos estar confiantes de que esses fatores não causam a associação— explica Lise.
 
Existem tratamentos eficazes para a depressão, especialmente se as pessoas procurarem ajuda o quanto antes. A doença pode ser facilmente combatida nos estágios iniciais e muitas pessoas não precisam de medicação. Para alguns, apenas a conversa com um profissional pode bastar.
 
— A depressão desencadeia hormônios do estresse. Se você está estressado, você sente sua pulsação subir e sua respiração acelerar, que é o resultado da liberação dessas substâncias no sangue. Esses hormônios também induzem a inflamações e à aterosclerose, que pode acelerar doenças cardíacas. As pessoas deprimidas têm mais dificuldade para seguir os conselhos sobre como tomar os medicamentos e melhorar o seu estilo de vida — lamenta a médica.
 
Essa é uma patologia conhecida como incapacitante, já que bloqueia a capacidade das pessoas de tomar os medicamentos como prescritos, parar de fumar, melhorar a sua dieta ou se exercitar.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário