Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 25 de maio de 2014

Seringa interrompe sangramento de ferimentos a bala em segundos

A Xstat (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A XStat
Invenção foi criada para interromper hemorragias de soldados em campos de batalha
 
A XStat, essa belezinha assustadora aí ao lado, é uma seringa cheia de esponjas não-tóxicas que são injetadas direto dentro de ferimentos a bala e interrompem o sangramento em cerca de 15 segundos.
 
A invenção, que teve sua criação motivada por guerras, pode ajudar a salvar soldados feridos a bala no campo de batalha e mudar completamente o modus operandi de médicos que atendem emergências do tipo.
 
A ideia é de um médico do exército dos EUA, John Steinbaugh, criador da startup RevMedx.
 
Hemorragia por conta de ferimentos de arma de fogo é a principal causa de morte de soldados americanos na guerra, e até agora, um médico em um campo de batalha tem um método doloroso e ineficaz para interromper esse sangramento: ele precisa enfiar a gaze dentro do ferimento e torcer para que o tecido estanque a hemorragia. Caso isso não funcione dentro de três minutos, é preciso tirar toda a gaze e repetir o processo. "Dói tanto que a gente costuma tirar a arma do soldado antes", disse Steinbaugh à revista Popular Science. Por isso ele pensou que deveria desenvolver um método mais eficaz pra tratar esses ferimentos.
 
O exército dos EUA acabou financiando a iniciativa em 5 milhões de dólares depois que Steinbaugh se inspirou em espuma para consertar pneus e percebeu que conseguiria fazer algo usando esponjas.
 
A versão final, a seringa com pequenos pedaços de esponja que absorvem o sangue, se expandem rapidamente e interrompem o sangramento, e aderem à umidade, o que impede que os corpo as empurre pra fora, já está em processo de avaliação pela FDA, a vigilância sanitária norte-americana.
 
 
A invenção é tão promissora que John já ganhou outro financiamento, dessa vez da The Bill & Melinda Gates Foundation, para desenvolver uma versão do XStats que funcione para sangramentos pós parto. Outro passo da empresa é desenvolver uma versão da esponja que seja biodegradável e não precise ser retirada do corpo depois.

Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário