Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 25 de maio de 2014

Aplicativo ajuda a controlar a ingestão de medicamentos

Reprodução
Horários e dosagens podem ser organizados para seguir as recomendações médicas à risca
 
Tomar várias medicações por dia requer organização, cautela e orientação adequada. Para que o remédio seja eficaz é necessário seguir corretamente a prescrição médica, respeitando os horários e as dosagens.
 
O aplicativo Caixa de Remédios, idealizado por professores de Medicina e Farmácia ligados à Universidade de São Paulo (USP), ajuda o paciente ou seu cuidador a administrar corretamente os medicamentos.
 
Os criadores do app, Antonio Carlos Zanini, Marcelo Wadt e Maria Fernanda Carvalho, são conhecidos por terem escrito livros de ensino que se tornaram best sellers por mais de 20 anos, como o Guiamed e Farmacologia Aplicada.
 
Fundadores da Ambiente Medicamento, empresa de consultoria e banco de dados sobre medicamentos, os especialistas desenvolveram para o aplicativo uma linguagem de fácil entendimento.
 
– Além de detalhar a fórmula do produto e alertar se ele pode ser usado na gravidez ou se existe interação com alimentos, entre outras funções, o software ainda facilita o trabalho de cuidadores, que podem monitorar o paciente à distância – afirma a farmacêutica bioquímica e diretora da Ambiente Medicamento, Maria Fernanda Carvalho.
 
O médico farmacologista Antonio Carlos Zanini explica como a ideia foi pensada:
 
– Caso os remédios não sejam tomados no intervalo correto pode haver reações adversas. Tem que ter disciplina. Seguir o esquema de medicação no papel é complicado. Então, pensamos em adaptar esse método para mídia eletrônica, aproveitando os recursos disponíveis nos smartphones – revela.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário