Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 17 de maio de 2014

Vídeo publicado por Nicolelis mostra paciente andando com exoesqueleto

Miguel Nicolelis afirma que vídeo mostra oitavo voluntário do projeto 'Andar de Novo' caminhando com exoesqueleto (Foto: Reprodução/Facebook/Miguel Nicolelis)
Foto: Reprodução/Facebook/Miguel Nicolelis
Miguel Nicolelis afirma que vídeo mostra oitavo voluntário do
 projeto 'Andar de Novo' caminhando com exoesqueleto
Cientista lidera equipe que pretende fazer paraplégico dar 1º chute da Copa. Segundo ele, este é o oitavo paciente que caminha com equipamento
 
O cientista Miguel Nicolelis divulgou, nesta sexta-feira (16), imagens de um voluntário caminhando com o auxílio do exoesqueleto em sua página no Facebook. O teste faz parte do projeto "Andar de Novo", liderado pelo cientista brasileiro, que pretende fazer com que um jovem com paralisia nas pernas dê o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.  Veja o vídeo.

O exoesqueleto é um equipamento desenvolvido a partir de uma colaboração internacional entre a Universidade de Duke, nos Estados Unidos, O Instituto de Tecnologia de Lausanne, na Suiça, o Insittuto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), além da Universidade da Califórnia, Davis e a Universidade de Kentucky, também nos Estados Unidos.
 
O objetivo do equipamento é possibilitar que um paraplégico caminhe, ao controlar os movimentos do robô por meio de comandos emitidos pelo cérebro. Os sinais elétricos emitidos pelo cérebro devem ser captados por uma touca, como em um eletroencefalograma. A mensagem é, então, decodificada e transmitida ao robô, que deve obedecer às ordens cerebrais.
 
Os testes do equipamento estão sendo feitos na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo. Segundo declarações de Nicolelis, oito pacientes estavam sendo treinados para usar o exoesqueleto.
 
No dia 28 de abril, Nicolelis anunciou em seu Facebook que três pacientes do projeto já haviam dado os primeiros passos e chutes usando o exoesqueleto. As imagens divulgadas nesta sexta-feira mostram o oitavo paciente testando a máquina.
 
"Momento histórico: oitavo voluntário caminha pela primeira vez com o exoesqueleto e desfruta da sensação de andar novamente", declarou o cientista pela rede social.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário