Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 7 de junho de 2014

CFF lança segunda edição de Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS

Foto: Reprodução
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou a segunda edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS durante o XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
 
O congresso começou no dia 1º de junho e termina nesta quarta-feira, dia 4, no município de Serra (ES). A publicação reúne 28 relatos de iniciativas bem sucedidas de farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios das cinco regiões do País.
 
“A primeira edição foi lançada no Conasems 2013. Mantivemos esta proposta porque o Congresso é o ambiente onde os secretários municipais de saúde estão presentes em busca de informações sobre o setor. É uma maneira de divulgar aos gestores o que os profissionais têm feito para, por exemplo, gerar economia e aperfeiçoar a assistência farmacêutica dentro do SUS”, explica o vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, que também é o coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela publicação.
 
A coletânea traz relatos de áreas bem diversificadas como gestão, serviços clínicos, organização de serviços, atenção básica e farmácia hospitalar. Algumas iniciativas têm foco em sustentabilidade ambiental, tema que amplia ainda mais o alcance da publicação. “Todos os que participaram da avaliação desses trabalhos ficaram muito satisfeitos com o resultado. Os exemplos selecionados estão estimulando outros profissionais, pois mostram iniciativas em que foram superadas grandes dificuldades e, ainda assim, foi possível mudar a realidade”, afirma Lúcia Sales, presidente da Comissão de Saúde Pública do CFF e integrante do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela seleção das experiências.
 
De acordo com Lorena Baía, também integrante do GT, 54 trabalhos foram inscritos. Na avaliação, foram considerados, principalmente, os impactos gerados e a relevância das iniciativas para o SUS. “Também priorizamos iniciativas em que os autores possuíam registro efetivo dos resultados, demonstrados por meio de estatísticas, de prontuários e dados financeiros, além de pesquisas realizadas com os pacientes”, explica. Quem inscreveu trabalhos, mas ficou fora desta edição, ainda têm chance de participar de uma próxima edição, caso consiga fazer as adequações recomendadas ao final da avaliação.
 
A revista foi distribuída no estande do CFF, montado dentro do Conasems, e gerou boa repercussão entre os profissionais. É o que obseva outra integrante do grupo que selecionou as experiências, Noêmia Liége Bernardo. “Os colegas estão se sentindo prestigiados com esta iniciativa do CFF. Secretários de saúde têm vindo pessoalmente buscar a publicação para levá-la aos farmacêuticos de seus municípios. Eles buscam exemplos de ações que melhoraram principalmente os serviços clínicos e a gestão nas farmácias do SUS ”.
 
Para o presidente do CFF, Walter Jorge João, a revista simboliza o empenho da entidade em dar destaque às atividades desenvolvidas pelos profissionais. “Temos várias experiências, em todos os cantos do Brasil, em que o farmacêutico mostrou ser peça chave na promoção da melhoria dos serviços e do atendimento prestado aos pacientes do SUS”, enfatiza.
 
O GT adotou um formulário, que ficou disponível no site do CFF durante todo o mês de abril de 2014, para que farmacêuticos pudessem enviar, de forma padronizada, os relatos de suas experiências como agentes de transformação do SUS. Além de Lúcia Sales, Lorena Baía e Noêmia Liége Bernardo, compõem o GT, os farmacêuticos Wesley Magno Ferreira, Silvana Leite, Sílvio Machado e Wilson Hiroshi. O coordenador da Assessoria Técnica do CFF, José Luís Miranda Maldonado, também auxiliou na avaliação e seleção dos relatos incluídos na publicação.
 
 
Fonte: CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário