Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de junho de 2014

Veja seis dicas para fugir dos doces calóricos

Veja seis dicas para fugir dos doces calóricos Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS
Lado emocional e dieta equilibrada devem ser prioridades, assim como a ingestão de frutas in natura
 
Depois do almoço é difícil resistir a uma sobremesa? Durante a tarde, está impossível abrir mão de um doce? Apesar desse hábito ser comum, em especial, entre as mulheres, não é nada saudável. O açúcar é um carboidrato refinado que proporciona uma série de problemas à saúde, como diabetes, arteriosclerose, obesidade, aumento do ácido úrico sérico e incidência de cálculos biliares.
 
De acordo com nutrólogo André Veinert, o consumo exagerado de doce aumenta a produção de insulina do corpo, sobrecarregando o pâncreas e fragilizando o organismo.
 
— Ele é composto por sacarose e outras substâncias químicas. Dependendo da quantidade e frequência a ser consumida, pode causar muitos prejuízos à saúde— garante.
 
A vontade de comer doces pode estar associada à diminuição da serotonina, um neurotransmissor regulador do humor, prazer, sono, ansiedade, fome, saciedade, entre outros. Alterações desse neurotransmissor no cérebro podem modificar todos esses sentimentos e sensações.
 
O chocolate não é 100% vilão da saúde. Ele possui vitaminas e flavanóides, substância encontrada no cacau que age como protetor cardiovascular. O que prejudica a saúde é o seu excesso, pois ele também é rico em açúcar e gordura saturada.
 
—Uma alternativa é recorrer aos chocolates meio amargo ou amargos, aqueles conhecidos como cacau 50% até 90%— ensina o médico.
 
O nutrólogo revela algumas dicas para driblar a vontade de ingerir guloseimas durante o dia:
 
Reduza o consumo de doces
Se a vontade de comer doce é muito grande, não é recomendada a parada brusca de seu consumo. O ideal é reduzi-lo gradativamente, do contrário a pessoa sofre com um efeito rebote, abusando mais ainda.
 
Menos calorias e mais saúde
Diariamente, faça três refeições principais e duas pequenas nos intervalos, isso ajuda a controlar os níveis glicêmicos diminuindo a fome. E não deixe de se alimentar corretamente, pois isso ajuda a diminuir o desejo por doces depois do almoço ou jantar.
 
Ao invés das guloseimas, escolha frutas in natura ou secas, gelatina light com pedaços de frutas ou frutas com iogurte light. Outra boa opção, inclusive no período do verão, são os frozen iogurtes. São refrescantes e de baixa caloria.
 
Controle o emocional
Procure ajuda se você não consegue se controlar emocionalmente e usa o doce como válvula de escape dos problemas.
 
Mantenha-os longe
Para resistir à tentação, não carregue doce na bolsa ou evite deixar quantidade em estoque no armário. Manter as guloseimas por perto só aumenta a vontade de ingeri-las.
 
Aproveite para consumir os alimentos certos
Aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral, castanha do Pará devem ser incluídos nas refeições, pois ajudam a controlar a necessidade de consumir doces.
 
Pratique atividade física regularmente
A prática regular de exercícios ajuda muito a resistir aos doces. Com a atividade física também são liberadas substâncias no cérebro que nos dão sensação de prazer, melhoram o humor, diminuem a ansiedade e consequentemente a vontade de doces. Além disso, melhora a capacidade cardiovascular e se ganha em qualidade de vida.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário