Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de julho de 2014

Conheça os benefícios do chá verde

www,gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Carlos Edler / Agencia RBS - Chá verde
Com função termogênica, bebida ajuda na quebra de gordura e dá sensação de saciedade

O chá verde pode ser um importante aliado da dieta saudável. Com características termogênicas, a bebida é rica em substâncias como flavonoides, catequinas e cafeína. A epigalocatequina, também presente no chá, desempenha uma função importante no controle do estoque de gordura no organismo.

— Essa substância ativa um receptor responsável pela quebra de gordura, sendo importante na reeducação alimentar de quem luta contra os ponteiros da balança, prevenindo ainda o entupimento das artérias e as doenças cardiovasculares — afirma a nutricionista Paula Castilho. 

Como possui alto poder antioxidante, o chá verde desacelera a degeneração celular, podendo auxiliar na prevenção de vários tipos de câncer e do envelhecimento. Outro benefício terapêutico é a possibilidade de redução do colesterol ruim, o LDL, segundo estudo publicado no The American Journal of Nutrition. 

— Mais uma vez, as catequinas presentes reduzem a absorção das gorduras no intestino. Outras pesquisas a associam ao aumento da saciedade — esclarece a especialista. 

A teanina, aminoácido também presente na bebida, está relacionada com a produção da serotonina, neurotransmissor que dá sensação de felicidade. O chá verde conserva, ainda, propriedades antibacterianas, preservando a saúde do fígado e do trato gastrointestinal.

Consumo deve ser moderado
Um adulto deve consumir não mais do que duas xícaras ou 300 ml da bebida por dia. Apesar das inúmeras vantagens, não é indicado para crianças, gestantes, pacientes com hipertensão, glaucoma e irritações gástricas, pois contém altas quantidades de cafeína (potente neuroestimulante) e é diurético. Em altas quantidades, pode levar à taquicardia, insônia e até alergia. Como reduz a absorção de ferro, cálcio e cobre, não recomenda-se consumi-lo durante as refeições.

Apesar dos benefícios, o gosto amargo do chá verde dificulta o seu consumo. Para contornar, a nutricionista indica consumi-lo com suco de frutas.

— É possível usar a bebida com suco de abacaxi, melancia, limão, melão e até maçã. É uma forma de atenuar o seu sabor acentuado da bebida — destaca Paula. 

Segundo a especialista, para se beneficiar de todas as propriedades da bebida, o ideal é consumi-la por meio de folhas, fazendo uma infusão. 

Dicas de preparo:
— Um litro de água com duas colheres de sopa cheias de chá verde seco. Quando a água começar a ferver, inclua o chá verde. Desligue antes de ferver, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, coe e está pronto

— Deve-se manter a bebida na geladeira ou numa garrafa térmica. Consumo em até 24 horas, enquanto suas características ainda podem ser aproveitadas

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário