Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mitos e verdades sobre os cuidados com a cutícula

Mitos e verdades sobre os cuidados com a cutícula
 
O cuidado com as unhas é muito relacionado a estética, mas dar atenção a elas também é uma questão de saúde, inclusive quando falamos das cutículas. Responsável por proteger as unhas, a cutícula não deve ser retirada em excesso, de acordo com a dermatologista Flávia Martelli.
 
— Desde que não seja tão violento ao ponto de machucar a cutícula, não há problema de se retirar parte dela. O ideal é tentar não retirar as cutículas profundamente e nem cutucá-las, pois esse hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, como deformações — explica a especialista.
 
A cutícula é importante para a saúde da unha pois protege de fungos e bactérias, que podem causar doenças.
 
— A micose no canto da unha é o problema mais comum de quem tira as cutículas, principalmente para as pessoas que ficam muito tempo com as mãos molhadas. Para esses casos, o aconselhado é não retirar a cutícula — diz FLávia.
 
A dermatologista enumera cinco mitos e verdades sobre os cuidados da cutícula.
 
Confira:
 
1) Deve-se tirar as cutículas para fazer as unhas: depende
Pode-se retirar as cutículas, desde que seja com cuidado para não machucar as unhas
 
2) Quanto mais tiramos, mais grossa a cutícula cresce: mito
A cutícula tem um limite para crescer, assim como os pelos e cabelo. Quem faz as unhas toda a semana tem a impressão de que elas crescem mais rápido, o que não é verdade.
 
3) Usar produtos de limpeza sem proteção nas mãos prejudica a cutícula: verdade
A pele tende a ficar mais ressecada e as cutículas com aspecto áspero. Hidratação é muito importante nesses casos, pois cria uma película protetora contra os agentes nocivos presentes nos produtos químicos.
 
4) Retirar totalmente a cutícula ajuda no crescimento das unhas: mito
A cutícula não tem relação direta com a crescimento das unhas. Sua função é basicamente a proteção do aparelho ungueal (unhas e matriz) garantindo que não ocorra a entrada de patógenos, como as bactérias, que poderiam causar infecções.
 
5) É possível retardar o crescimento das cutículas: mito
Não é comprovado que os produtos possam retardar o crescimento, somente dar um aspecto mais bonito para as mãos

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário