Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de outubro de 2014

Raio-X revela centenas de agulhas de ouro em joelhos de sul-coreana

Quando os médicos examinaram uma imagem do raio-X dos joelhos de uma mulher sentindo fortes dores articulares, eles descobriram uma mina de ouro: centenas de pequenas agulhas de acupuntura douradas tinham sido deixadas em seu tecido
 
An X-ray image of a patient's knees reveals acupuncture needles left in the tissue.
                                                Credit: The New England Journal of Medicine ©2013

 
Conforme publicado na revista “New England Journal of Medicine” na semana passada, a sul-coreana de 65 anos já havia sido diagnosticada com osteoartrite, uma condição na qual a cartilagem e os ossos dentro das articulações se degradam, causando dor e rigidez. Mas quando analgésicos e anti-inflamatórios não aliviaram sua dor nos joelhos e só causaram um desconforto no estômago, ela voltou-se para a acupuntura.
 
A acupuntura é uma prática médica alternativa que usa agulhas para supostamente estimular determinados pontos do corpo, para aliviar a dor ou para o tratamento de diversas doenças. No tratamento da mulher, as agulhas, que foram supostamente feitas de ouro, foram intencionalmente deixadas em seu tecido para a estimulação contínua, explica o relatório dos médicos.
 
No entanto, deixar as agulhas (ou quaisquer objetos) no corpo pode não ser uma boa ideia, conforme afirma o Dr. Ali Guermazi, professor de radiologia na Universidade de Boston (EUA), que não estava envolvido com o caso. Objetos estranhos deixados no interior do corpo podem levar a inflamações, abcessos e infecções.
 
Também poderia tornar mais difícil para um médico fazer a leitura de um raio-X. “As agulhas podem obscurecer um pouco da anatomia”, disse Guermazi. “O corpo humano quer se livrar do objeto estranho. Tudo começa com um mecanismo de defesa, por exemplo, inflamação e formação de tecido fibroso em torno do objeto”.
 
Agulhas deixadas no organismo também podem causar outros problemas. “O paciente não pode entrar em uma ressonância magnética, porque as agulhas deixadas no corpo podem se mover e danificar uma artéria”, acrescenta.
 
Pouca evidência apoia a ideia de que o tratamento de condições médicas com a acupuntura realmente funciona. No entanto, a prática é amplamente usada como um tratamento para a dor nas articulações. Ainda de acordo com o novo relatório, a inserção de pedaços de fios de ouro estéreis em torno da articulação é um tratamento para a artrite comum nos países Asiáticos.
 
Nos Estados Unidos, cerca de 3,1 milhões de adultos nos e 150 mil crianças foram tratadas com acupuntura, em 2007, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Saúde dos Estados Unidos para Medicina Complementar e Alternativa.
 
No Brasil, em 1999, existiam 20 mil acupunturistas e 5 mil médicos especializados, segundo o médico acupunturista Ysao Yamamura, chefe da disciplina de acupuntura do Hospital São Paulo, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
 
Live Science / Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário