Reprodução |
Operações conjuntas envolvendo CRF-RS e Vigilância Sanitária verificaram comercialização imprópria de produtos, medicamentos sendo manipulados em escritório, entre outras ilegalidades
Na última terça-feira (27), o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) realizou ação de fiscalização conjunta em drogaria da região de Passo Fundo, no norte do Estado.
A operação contou com o apoio da Vigilância Sanitária municipal e estadual e detectou diversas irregularidades sanitárias no estabelecimento, como fracionamento de medicamentos; comercialização de produtos alheios (óculos, alimentos, bijuterias); presença de medicamentos manipulados de outros estabelecimentos e ausência de vínculo com o SNGPC, considerando que a empresa comercializava antimicrobianos que têm retenção de receitas. O estabelecimento não possuía diretor técnico há mais de 30 dias e foi autuado.
Ainda nesta semana, duas outras ações de fiscalização também encontraram irregularidades sanitárias em farmácia e drogaria de Porto Alegre. No primeiro local foi constatada produção de medicamentos em larga escala e sem rastreabilidade de receituários, sendo verificada a existência de mais de 130.000 cápsulas prontas, além do uso de matérias-primas vencidas.
Já na drogaria foi detectada manipulação de medicamentos em escritório, clandestinamente. Ambos os estabelecimentos possuem farmacêutico responsável, cabendo ao CRF-RS tomar as providências cabíveis relacionadas à ética profissional.
Fonte: CRF/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário