Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de fevereiro de 2015

Sementes de soja geneticamente modificadas podem ajudar no combate ao HIV

Foto: Reprodução
Elas são a biofábrica mais eficiente para a fabricação da proteína cianovirina
 
A cianovirina é uma proteína encontrada em algas que já se mostrou muito eficaz no combate à transmissão do HIV.

Uma possível aplicação da substância é na forma de gel, que poderia ser aplicado por mulheres na vagina antes da relação sexual, reduzindo consideravelmente o risco de infecção.

Para que isso se torne realidade, porém, é preciso garantir a produção em larga escala da cianovirina, algo que se tornou mais próximo com um estudo internacional feito com colaboração da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
 
A pesquisa, publicada recentemente na revista Science, mostrou que sementes de soja geneticamente modificadas são, até o momento, a biofábrica mais eficiente para a fabricação da proteína. Ou seja, após inserir a cianovirina nas sementes, o desenvolvimento natural das plantas garantirá o fornecimento do agente anti-HIV.
 
“Se a soja GM (geneticamente modificada) for plantada em uma estufa menor do que um campo de beisebol (97,54m), é possível fornecer cianovirina suficiente para proteger uma mulher 365 dias por ano durante 90 anos”, escrevem os autores no estudo, que contou ainda com a participação dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês) e da Universidade de Londres.
 
Baixo custo
Segundo Elibio Rech, coordenador dos estudos na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos autores do artigo, foram realizados testes com outras biofábricas, como plantas de tabaco, a bactéria E. coli e a levedura S. cerevisiae. Entretanto, a soja transgênica foi a única que se revelou uma opção viável, permitindo que a proteína seja escalonada até a quantidade adequada. Aliado a isso está o benefício do baixo custo do investimento requerido na produção da matéria-prima para extração da molécula.
 
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário