Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de março de 2015

Saiba quais são os riscos de não ler o rótulo dos medicamentos

A servente Michele Moreira costuma guardar os medicamentos que tem em casa sempre no mesmo local
 
Mesmo assim, ela conta que já tomou remédio errado várias vezes porque sempre esquece de conferir o rótulo do frasco. "Ás vezes eu não leio as embalagens e coloco um perto do outro. Igual uma vez que eu senti dor de ouvido, um tempo desse, eu ia colocar dipirona no ouvido, se eu não tivesse lido a embalagem. Ai eu ia trocar, porque eu coloquei os dois juntos, um do lado do outro. A embalagem também confunde a gente. Esse fato sempre acontece comigo, graças a Deus nunca deu outros tipos de reação."
 
Segundo a gerente geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância da Anvisa, Maria Eugênia Cury, a Michele e todas as pessoas precisam ler com bastante atenção os rótulos dos remédios. Maria Eugenia dá dicas para evitar problemas com o uso errado de medicamentos. "Às vezes a gente tem medicamentos que são parecidos, a mesma cor do comprimido, o rótulo é muito parecido. Então, a primeira recomendação é: não guardem os seus medicamentos fora das caixas originais. Não tira tudo e coloque dentro de uma outra embalagem dentro da bolsa. Isso pode gerar confusão. E sempre antes de tomar olhar. São cuidados básicos que todo mundo pode estar fazendo dentro de casa e com essas medidas, a gente pode evitar uma série de problemas com o uso errado de medicamento."
 
A gerente geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância da Anvisa, Maria Eugênia Cury, também explica como deve ser feito o armazenamento de remédios em casa. " Procurar guardar sempre os medicamentos longe de crianças. O importante é que ponha uma etiqueta, que não esconda as informações básicas. De preferência você não guarda-los tudo junto. Sempre lembrando que medicamentos não devem ser guardados nem no banheiro, nem na cozinha. São ambientes onde tem muita umidade. E nem sempre a gente deve ter estoque de medicamento em casa."
 
Tomar medicamento errado pode provocar inchaço, irritações na pele, diarreia, alteração na pressão arterial, palpitações cardíacas e até mesmo a morte. Em caso de ingestão de medicamento errado, a recomendação é buscar ajuda em uma unidade básica de saúde.
 
Fonte: Diane Lourenço/ Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário