Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de março de 2015

Startups de SC unem-se para nacionalizar tecnologia de análise genômica humana

Reprodução
Inovação permite a personalização de tratamento para cada indivíduo com base em testes farmacogenéticos
 
A Neoprospecta (www.neoprospecta.com.br), empresa de Florianópolis (SC) que desenvolveu uma tecnologia inovadora para fazer diagnóstico microbiológico em larga escala a partir do DNA de bactérias, fechou parceria com o laboratório GnTech para desenvolver e realizar testes farmacogenéticos em todo o Brasil e na América Latina. Sediada também em Florianópolis, a GnTech possui mais de dois anos de experiência com farmacogenética, atuando nas áreas de cardiologia, saúde da mulher, psiquiatria e neurologia.
 
Os testes farmacogenéticos identificam como o DNA de cada indivíduo influencia na sua resposta aos medicamentos em termos de eficácia, efeitos colaterais, dosagem e tempo de resposta. “A parceria vai oferecer a realização desses testes em território nacional e apresentar os resultados ao mercado com rapidez e precisão. O domínio tecnológico da Neoprospecta vai proporcionar assertividade e constante inovação no desenvolvimento de novos testes”, explica o CEO da Neoprospecta, Dr. Marcos Oliveira de Carvalho.
 
Os testes são realizados por meio de complexos algoritmos que cruzam os dados clínicos do paciente, as características individuais de seus genes (genótipo) e as propriedades farmacológicas de cada medicamento. Essas informações determinam como o perfil genético de cada indivíduo pode influenciar na sua resposta a determinadas medicações.
 
“O tratamento de doenças como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, câncer, doenças cardíacas, diabetes, entre outras, quando guiado pelo teste farmacogenético, é mais rápido, eficaz, seguro e barato, pois substitui o método de tentativa e erro pelo método personalizado, baseado no DNA de cada um”, explica Dr. Guido Boabaid May, CEO da GnTech.
 
Neoprospecta
A empresa surgiu a partir de um projeto de inovação desenvolvido por Marcos de Carvalho e seu sócio Luiz Felipe Valter de Oliveira durante seus respectivos doutorados em Genética e Biologia Molecular, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto acabou vencendo o primeiro lugar no Prêmio Santander de 2010 e posteriormente o Prêmio Iberoamericano de Inovação e Empreendedorismo em 2011. Em 2014, a Neoprospecta recebeu aporte de R$ 4 milhões do fundo Cventures Primus e estabeleceu-se no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), onde construiu laboratórios para a aplicação da tecnologia de análise microbiológica molecular em larga escala para a aplicação de serviços para as áreas de saúde, alimentos e farmacêutica.
 
Rafaela Blacutt (05248/SC)
Dialetto www.dialetto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário