Os medicamentos similares, que agora passam a se chamar equivalentes, vêm conquistando cada vez a confiança do consumidor brasileiro e começam a aparecer como fortes concorrentes aos genéricos no mercado doméstico, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico (ICTQ), em parceria com o Instituto Datafolha.
No ano passado, 54% da população respondeu confiar nesse tipo de produto para compra e consumo, com 19 pontos percentuais de avanço em relação à pesquisa anterior, realizada em 2012. Ao mesmo tempo, os genéricos e os medicamentos de referência ficaram praticamente estáveis.
"Houve um grande avanço em termos de confiança e credibilidade dos similares. O mercado já sente os efeitos das medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes mesmo de as mudanças se concretizarem", afirmou o diretor do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade, referindo-se à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 58/2014 da Anvisa.
Segundo Andrade, pelas novas regras, os similares que já tenham comprovado equivalência farmacêutica com o medicamento de referência da categoria poderão declarar na bula que são substitutos ao de referência. "Os genéricos ganharam um novo competidor, à medida que também os similares passam a oferecer garantias", explicou.
Valor Econômico / Guia da Farmácia
Nenhum comentário:
Postar um comentário