Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de abril de 2015

25 de Abril: Dia mundial da malária mobiliza ações em laboratórios

O dia 25 de abril é o Dia Mundial da Malária. A relevância da data, que tem por objetivo conscientizar sobre a doença, já mobilizou diversas áreas da Anvisa
 
Dentre elas, a Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas). O setor, atuando de forma integrada com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Malária (CGPNCM/MS), formalizou, em 2011, a Sub-Rede Analítica de Medicamentos dos Programas do Ministério da Saúde.
 
A Sub-Rede é composta pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) da Amazônia legal, formada por Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Um dos seus objetivos é executar análises para verificação da qualidade em drogas órfãs, em especial os medicamentos utilizados no combate da malária.
 
Entre setembro de 2013 e dezembro de 2014, foram emitidos 42 laudos analíticos referentes aos medicamentos utilizados no tratamento da malária (06 arteméter + lumefantrina; 02 artesunato de sódio; 19 difosfato de cloroquina; 12 difosfato de primaquina; 03 sulfato de quinina).
 
Utilizando recursos de incentivo financeiro enviados pela Anvisa, esses laboratórios tem, ao longo desse período, implantado rotinas analíticas. Dessa forma, os Lacens contribuem para o controle da doença.
 
A Anvisa e os laboratórios pertencentes à Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária continuam a trabalhar de forma integrada para o controle da disseminação e diminuição do risco à saúde provocado por tal agravo.

ANVISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário